Obama segue popular na Europa, mas não suas políticas

Menos da metade dos europeus estão satisfeitos com a condução da situação no Afeganistão, mas 78% apóiam o presidente americano

Washington - A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue alta na Europa, mas isso não se traduz em um apoio generalizado as suas políticas, em particular com relação ao Irã e Afeganistão.

A avaliação aparece em um levantamento chamado "Tendências Transatlânticas 2010". Conforme a pesquisa, 78% dos pesquisados em 11 países da União Europeia apoiam a política externa de Obama e 55% querem que os Estados Unidos exerçam uma liderança global mais forte, mas 49% aprovam sua gestão em torno de Irã e Afeganistão.

O apoio à política externa de Obama somou 83% em 2009, e o descenso maior neste ano foi registrado na Turquia, onde desceu de 50% para 28%, segundo a pesquisa anual realizada em junho, 18 meses depois da chegada ao poder do líder.

Seu índice de aprovação na UE desceu "ligeiramente" desde 2009, quando alcançou 83%. Agora, destaca a queda em dez pontos percentuais ou mais no Reino Unido, Países Baixos e Espanha; sete pontos na Itália, seis na França e cinco na Alemanha.

Na Espanha, a aceitação à política internacional de Obama desceu de 83% para 74%, indica a pesquisa.

O apoio foi menor em assuntos pontuais como as relações com a Rússia, a luta contra a mudança climática, as tensões no Oriente Médio, Afeganistão, Irã, e a gestão das relações com a Espanha. A enquete teve margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.

Leia mais dos Estados Unidos

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.