Obama recupera a confiança da população depois de um dezembro produtivo

O Partido Democrata de Obama sofreu um forte revés nas eleições de 2 de novembro ao perder o controle da Câmara de Representantes

Washington - A popularidade do presidente Barack Obama aumentou depois de um mês de dezembro particularmente produtivo do ponto de vista legislativo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pela Universidade de Quinnipiac.

"Na metade de seu mandato, o presidente Barack Obama goza de 48% de opiniões favoráveis, diante dos 44% desfavoráveis, quase alcançando o limite simbólico dos 50% pela primeira vez desde outubro de 2009", afirma o estudo.

Em novembro, Quinnipiac atribuiu a Obama um nível de aprovação de 44%, frente a 49% de opiniões desfavoráveis.

Este aumento pode ser resultado de "uma reação ao êxito do Partido Republicano nas eleições legislativas de novembro ou aos acordos alcançados com os republicanos no Congresso durante a última sessão legislativa em dezembro", estimou o diretor adjunto de pesquisas da Universidade, Peter Brown.

O Partido Democrata de Obama sofreu um forte revés nas eleições de 2 de novembro ao perder o controle da Câmara de Representantes e ver reduzida sua maioria no Senado.

O presidente, no entanto, soube recuperar a confiança do povo americano graças a uma série de compromissos acertados com a oposição, como uma lei fiscal, a eliminação da proibição de tornar pública a condição homossexual no Exército e a ratificação de um novo tratado de desarmamento nuclear Start com a Rússia.

A pesquisa foi realizada de 4 a 11 de janeiro com 1.647 eleitores inscritos, com uma margem de erro de 2,4 pontos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.