- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Novo diretor da FAO tem carreira dedicada ao combate à fome
José Graziano, um dos pais do programa Fome Zero, é autor de 25 livros e estudos sobre desenvolvimento rural e segurança alimentar
Modo escuro
Graziano é engenheiro agrônomo e concentrou suas pesquisas em temas como a questão agrária e distribuição de renda no Brasil (Alberto Pizzoli/AFP)
Publicado em 27 de junho de 2011 às, 11h12.
São Paulo - O engenheiro agrônomo José Graziano da Silva foi eleito no último domingo (27) para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Graziano assume o cargo com um currículo repleto de estudos e prática na criação de ações contra a fome e a miséria.
Formado pela Universidade de São Paulo em 1972, o agrônomo também fez mestrado na instituição. Em sua dissertação ele discutiu a questão agrária e a distribuição de renda no país.
Em 1980 concluiu doutorado na Universidade Estadual de Campinas, onde se tornou professor de Economia Agrícola. Tem no currículo diversos artigos e estudos ligados aos temas do desenvolvimento rural, segurança alimentar e economia agrária. Publicou 25 livros.
Em 2001, Graziano coordenou a elaboração do programa Fome Zero e, no primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi nomeado ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Graziano atua na FAO deste 2006, quando foi nomeado para o cargo de Subdiretor-Geral e Representante Regional para a América Latina e Caribe. À frente do escritório regional, contribuiu para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural.
Ele ajudou a criar a Iniciativa América Latina e Caribe sem fome. O programa levou os países da região a serem os primeiros a assumir o compromisso de erradicar a fome antes de 2025. Graziano também coordena trabalhos com outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No vídeo abaixo, publicado no Blog do Planalto, Graziano fala sobre o programa Fome Zero e suas expectativas sobre o combate à fome no Brasil.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.