Nova Zelândia anuncia lockdown após novos caos de covid-19 em Auckland

O governo identificou nesta semana os primeiros novos casos da doença desde 24 de janeiro; a vacinação no país começa dia 20 de fevereiro

Após semanas sem novos casos de covid-19, a Nova Zelândia anuncia neste domingo, 14, um novo lockdown de três dias na maior cidade do país, Auckland. A primeira-ministra Jacinda Ardern informou que as restrições serão de nível 3, o que permite que os cidadãos saiam de casa somente para ir ao mercado ou à farmácia.

Segundo as autoridades locais, os novos infectados são um casal e sua filha. Por segurança, o colégio em que a criança estuda será fechado durante a semana e os alunos serão testados. O governo também determinou que se faça o sequenciamento genético do vírus para detectar se as as infecções foram causadas por novas variantes.

Estes são os primeiros casos que a Nova Zelândia identifica desde 24 de janeiro. Antes disso, o país ficou dois meses sem registrar nenhum caso da doença.

Fora de Auckland, enquanto as autoridades identificam se há transmissão comunitária ou não da doença, o alerta para covid-19 foi elevado para o nível 2, o que limita reuniões para grupos de até 100 pessoas. "Nós eliminamos o vírus antes e vamos fazer isso de novo", disse a primeira-ministra.

O país começará a vacinação contra o coronavírus no dia 20 de fevereiro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.