Mundo

Missouri e Louisiana realizam primárias presidenciais neste sábado, 23

Biden e Trump já garantiram suas nomeações partidárias e venceram os principais concorrentes

Eleições presidenciais nos Estados Unidos: o democrata Joe Biden e o  atual presidente, o republicano Donald Trump, disputam a Casa Branca  (Montagem EXAME/Getty Images)

Eleições presidenciais nos Estados Unidos: o democrata Joe Biden e o atual presidente, o republicano Donald Trump, disputam a Casa Branca (Montagem EXAME/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de março de 2024 às 15h42.

Última atualização em 23 de março de 2024 às 15h43.

Missouri e Louisiana realizarão primárias presidenciais neste sábado, 23, oferecendo ao presidente Joe Biden e ao ex-presidente Donald Trump mais chances de reunir delegados.

Biden aparecerá nas primárias democratas em ambos os Estados. Os republicanos votarão apenas na Louisiana, já que o Partido Republicano do Missouri já realizou caucuses (sistema de eleger delegados) em 2 de março.

Nenhuma das corridas oferecerá suspense. Biden e Trump já garantiram suas nomeações partidárias e venceram os principais concorrentes. Mas as eleições primárias ainda são observadas de perto por pessoas de dentro em busca de participação e sinais de protesto dos eleitores.

Para Biden, alguns liberais estão registrando sua indignação com a guerra de Israel contra o Hamas após o ataque do grupo militante em 7 de outubro de 2023. Mais de 30 mil pessoas, dois terços das quais mulheres e crianças, foram mortas pelas autoridades de Gaza desde que Israel lançou a sua ofensiva. Um movimento de protesto lançado pelas comunidades árabes americanas no Michigan se espalhou por vários outros estados.

Trump é a figura dominante do seu partido e conseguiu uma terceira nomeação republicana consecutiva. Mas ele enfrenta divergências de pessoas preocupadas com o imenso risco legal que enfrenta ou que criticam seu mandato na Casa Branca, que terminou pouco depois do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, montado por apoiadores e alimentado pelas falsas teorias de fraude eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Joe BidenDonald Trump

Mais de Mundo

Macron reitera discordância com pacto UE-Mercosul e rejeita seu “mercantilismo”

BCE corta taxas e antecipa política menos restritiva

Cerca de 75% dos sul-coreanos apoiam renúncia ou destituição imediata do presidente

Donald Trump é eleito a 'Pessoa do Ano' de 2024 pela revista Time