Mundo

Milei diz ser o 'político mais relevante da Terra', junto com Donald Trump

Governante afirmou ser 'considerado maior expoente e defensor das ideias de liberdade no mundo' e destacou reuniões com Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos

Javier Milei: líder polêmico e autoproclamado defensor das ideias de liberdade (Tiziana Fabi/AFP)

Javier Milei: líder polêmico e autoproclamado defensor das ideias de liberdade (Tiziana Fabi/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 17h59.

Tudo sobreJavier Milei
Saiba mais

O presidente argentino, Javier Milei, se autoproclamou como um dos dois políticos mais importantes do mundo, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e chamou seus rivais políticos de "liliputianos".

"Dói para eles que eu seja hoje um dos dois políticos mais relevantes do planeta Terra. Um é Trump e o outro sou eu", gabou-se Milei em uma entrevista transmitida pelo canal LN+ no domingo à noite.

Milei e a defesa das ideias de liberdade

O governante afirmou ser "considerado o maior expoente e defensor das ideias de liberdade no mundo", destacando suas reuniões com grandes nomes do Vale do Silício, como Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos. Ele ainda zombou da "agenda liliputiana dos políticos argentinos insignificantes, ratos invisíveis, que nunca poderão aspirar a isso".

Críticas aos rivais e ascensão à presidência

Seguindo na referência à ilha fictícia Lilliput do romance "As Viagens de Gulliver", habitada por pessoas minúsculas, questionou sobre a oposição: "Que visão pode ter um rato em relação a um gigante? Nenhuma."

O presidente argentino já havia expressado em várias ocasiões sua admiração por Trump, a quem abraçou entusiasticamente em fevereiro durante uma cúpula conservadora em Washington. O magnata republicano retribuiu os elogios durante sua conversa pública com Elon Musk, publicada na rede social X em agosto, na qual afirmou que Milei "está fazendo um ótimo trabalho".

Na quarta-feira, Milei divulgou no X o primeiro trailer de sua própria série documental, apresentada com o slogan "de zero a presidente. O fenômeno que cativa o mundo", em referência à sua ascensão meteórica que, em seis anos, o levou de programas de televisão à liderança do poder Executivo.

"Não sou famoso como um economista, mas sim como um rockstar", foi uma das frases de Milei escolhidas para retratar o que o documentário define como "a campanha mais épica da história", que o levou à presidência.

*Matéria produzida pela AFP e disponibilizada pela Agência O Globo

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiDonald TrumpArgentinaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Por que a saída de Kennedy deixou as pesquisas nos EUA mais confiáveis?

China promove reforma de aposentadoria

Comissão reguladora da China impõe sanções contra PwC no país

Governo Biden vai taxar compras em sites chineses como Shein e Temu