Mundo

Mais de 85 mil crianças podem ter morrido de fome na guerra do Iêmen

Mortes ocorreram entre abril de 2015 e outubro de 2018, onde uma aliança árabe está lutando contra o movimento Houthi, que controla a capital

Cerca de 85 mil crianças com menos de 5 anos de idade podem ter morrido de fome extrema no Iêmen (Thinkstock/Reprodução)

Cerca de 85 mil crianças com menos de 5 anos de idade podem ter morrido de fome extrema no Iêmen (Thinkstock/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 10h49.

Dubai - Cerca de 85 mil crianças com menos de 5 anos de idade podem ter morrido de fome extrema no Iêmen desde que uma coalizão liderada pela Arábia Saudita interveio na guerra civil do país em 2015, afirmou a organização humanitária Save the Children nesta quarta-feira.

A organização disse que, de acordo com uma estimativa moderada baseada em dados da ONU, cerca de 84.700 crianças sofrendo de desnutrição aguda morreram entre abril de 2015 e outubro de 2018 no país, onde uma aliança árabe apoiada pelo Ocidente está lutando contra o movimento Houthi, que controla a capital.

"Estamos horrorizados que cerca de 85 mil crianças no Iêmen podem ter morrido devido às consequências da fome extrema desde que a guerra começou. Para cada criança morta por bombas e balas, dezenas estão morrendo de fome e doenças, e é totalmente evitável", disse a organização em comunicado.

Os últimos dados disponíveis da Organização das Nações Unidas (ONU) para o número de mortos da guerra datam de 2016, quando mais 10 mil vítimas haviam sido registradas.

Acompanhe tudo sobre:CriançasFomeIêmenMortes

Mais de Mundo

Portugal comemora acordo UE-Mercosul e pede rapidez em criação de mercado comum

Assassinato de CEO em Nova York eleva preocupação de líderes empresariais com segurança corporativa

Espanha vê acordo UE-Mercosul como conquista 'mais importante' do comércio exterior

Vinho e azeite europeus vão ficar mais baratos no Brasil após acordo UE-Mercosul?