Mais de 4 mil imigrantes são resgatados na costa italiana

No primeiro semestre de 2016, 2.800 pessoas morreram, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), no início de junho

Cerca de 4.500 migrantes foram resgatados nesta terça-feira (5) em aproximadamente 30 operações no canal da Sicília - anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações no mar Mediterrâneo.

O "Diciotti", único navio da Guarda Costeira, resgatou em torno de 1.100 pessoas que se encontravam em uma embarcação de madeira e em cinco botes infláveis.

A embarcação de madeira transportava 435 imigrantes, entre eles 124 mulheres e 18 menores de idade, afirmou a Guarda Costeira.

Enquanto isso, quatro navios da Marinha ajudaram mais de 900 imigrantes, e o restante foi auxiliado por vários barcos de organizações humanitárias, da agência europeia de fronteiras Frontex e por navios da operação conjunta contra o tráfico de seres humanos "Sophia", que patrulham a costa líbia.

Nos seis primeiros meses de 2015, a Itália registrou a chegada de 71.092 imigrantes, chegando a um total de 153.000 no ano passado. No mesmo período de 2014, o valor foi de 66.074, acumulando 170.000 ao longo do ano.

Desde 2014, mais de 10.000 pessoas perderam a vida no Mediterrâneo, tentando chegar à Europa. No primeiro semestre de 2016, 2.800 pessoas morreram, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), no início de junho.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.