Oposicionista sírio diz que Rússia não está atrelada a Assad

Ahmed Jarba disse ter recebido garantias de que Moscou não está atrelada ao presidente, mas que os sírios deveriam negociar sua saída por um processo político

Genebra - O líder oposicionista sírio Ahmed Jarba disse nesta quinta-feira ter recebido garantias do ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, de que Moscou não está atrelada ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, mas que os sírios deveriam negociar sua saída por meio de um processo político.

"Nós nos reunimos com Lavrov em Paris na semana passada e ele me confirmou que a Rússia não está agarrada a Assad", disse Jarba a repórteres em Genebra.

Segundo o líder oposicionista, Lavrov afirmou que a solução deveria ser negociada "entre os próprios sírios por meio de um processo político".

Num pronunciamento provocador, Jarba acrescentou que a comunidade internacional compreendeu que não há futuro para Assad.

"Acredito que o mundo agora esteja convencido de que Assad não pode ficar no poder e não poderá ser capaz de ficar no poder." "Nós começamos a examinar o futuro sem ele. Assad e todo o seu regime estão agora no passado. Ninguém deveria ter dúvida nenhuma de que o cabeça do regime está acabado. Esse regime está morto", disse Jarba.

Ele afirmou que as conversas seriam difíceis, longas e que iriam debater todas as "questões centrais" como um pacote de medidas de um acordo, incluindo a criação de um órgão governamental de transição.

"Essa é a base de nossas negociações e vamos exigi-la." (Reportagem de Samia Nakhoul, Mariam Karouny e John Irish)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.