Jordânia promete erradicar o grupo EI após morte de piloto

País participa nos bombardeios na Síria da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Amã - A Jordânia afirmou nesta sexta-feira que os ataques contra o grupo Estado Islâmico (EI) são apenas o início da "vingança" pela execução de seu piloto, queimado vivo, e destacou que "erradicará" a organização jihadista.

"A Jordânia perseguirá com todas as forças a organização onde quer que esteja", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Naser Judeh, ao canal americano CNN.

"Qualquer membro do Daesh (acrônimo em árabe do EI) é um alvo. Nós os perseguiremos e os erradicaremos (...) Estamos na primeira linha, é a nossa batalha", completou o ministro.

A Jordânia participa nos bombardeios na Síria da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O ministro afirmou que Amã tentou salvar o piloto Maaz al-Kasasbeh, capturado em dezembro pelo EI depois que seu avião caiu na Síria.

O exército jordaniano anunciou na quinta-feira que realizou vários bombardeios contra redutos do EI, dentro da operação "Mártir Maaz", nome do piloto.

"Todos os alvos foram destruídos", afirmou o governo.

"Os ataques são apenas o início de nossa vingança pelo assassinato do piloto", declarou o chanceler jordaniano.

Ao ser questionado se a Jordânia estaria disposta a realizar uma operação terrestre contra o EI, Judeh respondeu com evasivas.

"É preciso levar em consideração vários fatores, as operações militares em curso, garantir a segurança na região, além de objetivos a longo prazo que incluem a luta contra a ideologia deste grupo".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.