Acompanhe:

Japão não revisará pedido de desculpas por bordéis na guerra

Muitas mulheres foram forçadas a trabalhar em bordéis militares durante a Segunda Guerra Mundial

Modo escuro

Continua após a publicidade

	O secretário-geral do governo japonês, Yoshihide Suga: "(O governo) vai examinar a declaração, mas não iremos revê-la", disse a jornalistas
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

O secretário-geral do governo japonês, Yoshihide Suga: "(O governo) vai examinar a declaração, mas não iremos revê-la", disse a jornalistas (Yoshikazu Tsuno/AFP)

D
Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às, 10h11.

Tóquio - O Japão não revisará nem repetirá o pedido de desculpas feito em 1993 a mulheres, muitas delas coreanas, que foram forçadas a trabalhar em bordéis militares durante a Segunda Guerra Mundial, disse o principal porta-voz do governo japonês na segunda-feira.

"(O governo) vai examinar a declaração, mas não iremos revê-la", disse o chefe de gabinete do governo, Yoshihide Suga, a jornalistas.

Ele também negou que o governo cogite emitir uma nova declaração a respeito das "mulheres de conforto", como são conhecidas as mulheres coagidas à prostituição durante o período bélico, conforme havia sugerido no fim de semana Koichi Hagiuda, assessor graduado do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A agência de notícias Kyodo e outros meios de comunicação japoneses informaram no fim de semana que Hagiuda sugeriu que o Japão divulgasse uma nova declaração sobre as "mulheres de conforto" caso uma revisão dos procedimentos que levaram ao pedido de desculpas do governo revelassem fatos novos.

Neste mês, Abe disse que o Japão não revisará o pedido de desculpas, pelo qual o governo reconhecia o envolvimento das autoridades de Tóquio em coagir mulheres a trabalharem em bordéis militares - algo que muitos conservadores japoneses contestam.

Últimas Notícias

Ver mais
Rússia impõe na ONU fim do sistema de controle de sanções à Coreia do Norte
Mundo

Rússia impõe na ONU fim do sistema de controle de sanções à Coreia do Norte

Há 11 horas

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia; Kiev nega participação
Mundo

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia; Kiev nega participação

Há 14 horas

Após casos de fraturas, 3ª montanha-russa mais rápida do mundo é fechada
Pop

Após casos de fraturas, 3ª montanha-russa mais rápida do mundo é fechada

Há 20 horas

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica
ESG

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais