Mundo

Itamaraty diz que entrada da África do Sul no Bric aumenta representatividade

O governo brasileiro divulgou hoje (31) nota de boas-vindas à África do Sul no grupo do Bric

1 - África do Sul (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

1 - África do Sul (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2010 às 17h35.

Brasília – O governo brasileiro divulgou hoje (31) nota de boas-vindas à África do Sul no grupo do Bric (sigla para Brasil, Rússia, Índia e China). A entrada do país africano no grupo de emergentes, a convite da China, foi anunciada na última semana.

Para o Brasil, além da relevância econômica, a África do Sul também deve ser reconhecida pelo engajamento em temas do Continente Africano. A nova formação deverá fortalecer a representação do bloco, segundo o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

“A incorporação da África do Sul ampliará a representatividade geográfica do mecanismo em momento em que se busca, no plano internacional, a reforma do sistema financeiro e, de modo geral, a crescente democratização da governança global”.

A África do Sul é a 31ª maior economia do mundo, segundo dados do Banco Mundial de 2009.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁfricaDados de BrasilBricsÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Às vésperas da eleição na Hungria, Trump reforça apoio a Orbán e promete ajuda econômica dos EUA

Aeroportos da Europa estão em alerta para 'risco' de falta de combustível se Ormuz não for reaberto

Antes de reunião, Trump diz que Irã 'não tem cartas' além do controle de Ormuz