Mundo

Irã ameaça bombardear instalações nucleares 'ocultas' de Israel se for atacado

O país anunciou no último domingo que obteve ‘um tesouro de informações de inteligência, operacionais, científicas e estratégicas’ de Israel, incluindo seu ‘arquivo nuclear completo’

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 10 de junho de 2025 às 14h58.

Última atualização em 10 de junho de 2025 às 15h26.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã ameaçou atacar as instalações nucleares "ocultas" de Israel em caso de ser atacado, após a recente aquisição de documentos de inteligência do Estado judeu.

Em um comunicado, o principal órgão de segurança iraniano garantiu que as forças do país estão prontas para "responder imediatamente a qualquer possível agressão do regime sionista contra as instalações nucleares do país, atacando suas instalações nucleares ocultas".

Também garantiu que Teerã responderá "proporcionalmente" a qualquer ato contra a infraestrutura militar ou econômica do país, de acordo com o comunicado divulgado pela imprensa iraniana.

O Irã anunciou no último domingo que obteve "um tesouro de informações de inteligência, operacionais, científicas e estratégicas" de Israel, incluindo seu "arquivo nuclear completo" e documentos sobre suas relações com Estados Unidos, Europa e outros países.

"Nosso serviço de inteligência obteve um tesouro de informações operacionais, científicas e estratégicas israelenses", disse o ministro da Inteligência iraniano, Ismail Khatib, em declarações à televisão estatal.

Conflito crescente entre Irã e Israel

A República Islâmica do Irã e Israel são inimigos ferrenhos, considerados uma ameaça existencial, e estão envolvidos em uma guerra secreta que inclui ataques cibernéticos, assassinatos e sabotagem.

No ano passado, trocaram ataques diretos com mísseis pela primeira vez.

Nos últimos meses, Israel tem repetidamente emitido ameaças militares contra instalações nucleares iranianas para impedir que o Irã obtenha armas atômicas.

Irã e EUA estão em negociações para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que começaram em 12 de abril, com a sexta rodada agendada para esta semana, em meio a divergências significativas sobre o enriquecimento de urânio do Irã, que Washington quer interromper.

No final de maio, representantes de EUA e Irã realizaram a quinta rodada de negociações nucleares em Roma, um encontro em que as duas partes afirmaram progresso, mas também enfatizaram que "ainda há trabalho por fazer".

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísConflito árabe-israelenseIsraelGuerrasOriente Médio

Mais de Mundo

Netanyahu sugere que matar Khamenei acabaria com o conflito Israel-Irã, após veto de Trump

Pré-candidato presidencial colombiano Miguel Uribe passa por terceira cirurgia após atentado

Cristãos predominam no mundo, mas islâmicos e sem religião aumentam

Ex-presidente da Colômbia, Iván Duque tenta carreira como DJ após controvérsias