Homens armados ocupam dois aeroportos na Crimeia

Governo da Ucrânia descreveu ação como uma invasão e ocupação por forças russas, levantando tensões

Simferopol - Homens armados tomaram o controle de dois aeroportos na região da Crimeia nesta sexta-feira, o que o governo da Ucrânia descreveu como uma invasão e ocupação por forças russas, levantando tensões entre Rússia e o Ocidente.

A frota russa no mar Negro, cuja base fica na região, negou que suas forças estejam envolvidas na tomada dos aeroportos, segundo a agência de notícias Interfax.

Devido à confusão sobre a identidade dos homens, o presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchinov, convocou uma sessão de emergência com os chefes de segurança, enquanto o Parlamento fez um apelo ao governo russo para deter qualquer ação que possa incentivar o separatismo na região.

O Parlamento ucraniano também pediu ao Conselho de Segurança da ONU que convoque uma sessão para discutir a crise no país.

A tensão vem aumentando na península do mar Negro, a única região ucraniana que tem uma maioria étnica russa e o último bastião de resistência do presidente deposto Viktor Yanukovich.

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, acusou as forças da Marinha da Rússia de terem ocupado o aeroporto militar perto do porto de Sevastopol, base da frota do mar Negro, e outras forças russas de tomarem o aeroporto internacional de Simferopol.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.