Mundo

Greve paralisa oito aeroportos na Alemanha e milhares de voos são cancelados

O sindicato alemão Verdi convocou a greve com o objetivo de provocar "fortes consequências, em particular nos voos nacionais, que vão de atrasos até cancelamentos ou, inclusive, a paralisação parcial do tráfego"

Greve na Alemanha: O sindicato exige melhores salários para compensar a perda do poder de aquisitivo provocada pela inflação elevada (AFP/AFP)

Greve na Alemanha: O sindicato exige melhores salários para compensar a perda do poder de aquisitivo provocada pela inflação elevada (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 07h01.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2023 às 08h19.

Oito aeroportos na Alemanha, incluindo os de Frankfurt e Munique, estavam paralisados nesta sexta-feira, 17, devido a uma greve de funcionários, em um momento de negociações salariais tensas. A paralisarão afetaram quase 300 mil passageiros e forçaram as companhias aéreas a cancelar mais de 2.300 voos.

No aeroporto de Frankfurt, o maior do país, "a situação é muito tranquila, quase não há passageiros nos corredores" e uma dezena de voos estão programados para esta sexta-feira, contra mil em um dia normal, afirmou à AFP Dieter Hulick, porta-voz da operadora Fraport.

O aeroporto de Munique também não terá voos até 1h00 de sábado, horário local, o que afetará mais de 700 pousos e decolagens, afirmou Corinna Born, porta-voz da operadora do aeroporto.

Os voos para emergências médicas e técnicas e outros voos para a Conferência de Segurança de Munique, que começa nesta sexta-feira, não serão afetados.

O sindicato alemão Verdi convocou a greve com o objetivo de provocar "fortes consequências, em particular nos voos nacionais, que vão de atrasos até cancelamentos ou, inclusive, a paralisação parcial do tráfego", de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira.

Verdi iniciou negociações setoriais para os funcionários do setor público, equipes de terra dos aeroportos e trabalhadores do setor de segurança. O sindicato exige melhores salários para compensar a perda do poder de aquisitivo provocada pela inflação elevada.

O presidente do Verdi, Frank Werneke, disse ao jornal semanal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung que a disposição entre seus membros de organizar greves era grande e futuras greves poderiam atingir "outra dimensão".

A paralisação de um dia afeta os aeroportos das cidades de Bremen, Dortmund, Frankfurt, Hamburgo, Hannover, Munique, Stuttgart e Leipzig.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAlemanhaGreves

Mais de Mundo

Trump diz que nomeará Musk para liderar auditoria de gastos do governo se for eleito presidente

Nicarágua liberta 135 presos políticos e os envia para a Guatemala após mediação dos EUA

Hunter Biden, filho do presidente dos EUA, propõe declarar-se culpado em caso de fraude fiscal

Ex-presidente uruguaio José Mujica é novamente internado

Mais na Exame