Mundo

Greve nos aeroportos da Alemanha leva ao cancelamento de mais de mil voos

Só em Frankfurt, principal aeroporto da Alemanha, 310 das 1.120 partidas e chegadas previstas para esta quinta-feira foram canceladas

A greve foi convocada pelo sindicato dos serviços Verdi em 11 aeroportos e deverá levar à suspensão de pelo menos 1.100 voos em todo o país (Jonne Roriz/Getty Images)

A greve foi convocada pelo sindicato dos serviços Verdi em 11 aeroportos e deverá levar à suspensão de pelo menos 1.100 voos em todo o país (Jonne Roriz/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 08h08.

Uma greve dos funcionários da área de segurança em vários aeroportos da Alemanha forçou o cancelamento de mais de mil voos nesta quinta-feira, antes da continuação das negociações salariais coletivas. A greve foi convocada pelo sindicato dos serviços Verdi em 11 aeroportos e deverá levar à suspensão de pelo menos 1.100 voos em todo o país.

Só em Frankfurt, principal aeroporto da Alemanha, 310 das 1.120 partidas e chegadas previstas para quinta-feira foram canceladas, disse à AFP um porta-voz da operadora Fraport.

“A greve começou bem”, disse Wolfgang Pieper, chefe das negociações salariais de Verdi, à AFP na manhã de quinta-feira. A taxa de participação é “boa a muito boa”, atingindo 100% no aeroporto de Colónia/Bona, acrescentou.

Em um contexto de inflação que atinge os bolsos dos trabalhadores, o sindicato exige um aumento salarial de 2,80 euros por hora e bónus para os 25 mil funcionários do setor, inicialmente rejeitado pela Associação Federal das Empresas de Segurança da Aviação. As negociações coletivas deverão continuar no dia 6 de fevereiro em Berlim.

Acompanhe tudo sobre:GrevesAeroportosAlemanha

Mais de Mundo

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Rússia e Ucrânia trocam 190 prisioneiros de guerra em acordo mediado pelos Emirados Árabes

Lula diz que Trump 'vai tentar tirar proveito' de atentado em comício: 'Isso comove a sociedade'

Autoridades da Venezuela prendem chefe de segurança de líder opositora

Mais na Exame