Mundo

Forças dos EUA no Iraque são atingidas por foguetes; civil é morto

Os foguetes caíram em uma base aérea militar operada pela coalizão no Aeroporto Internacional de Erbil, e nos arredores dela

Aeroporto de Erbil  (Azad Lashkari/Reuters)

Aeroporto de Erbil (Azad Lashkari/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 12h23.

Um ataque de foguetes contra as forças lideradas pelos Estados Unidos no norte do Iraque matou um civil prestador de serviços na segunda-feira, disse a coalizão dos EUA no Iraque, no ataque mais mortal deste tipo em quase um ano.

Os foguetes caíram em uma base aérea militar operada pela coalizão no Aeroporto Internacional de Erbil, e nos arredores dela.

O porta-voz da coalizão escreveu no Twitter nesta terça-feira que o civil morto não era americano, mas não forneceu detalhes. Ele disse que três foguetes de 107 milímetros caíram dentro da base.

Das nove outras pessoas feridas, oito eram civis que prestavam serviço e um era membro do serviço dos EUA, disse o porta-voz da coalizão. Uma autoridade dos EUA que não quis se identificar disse que o norte-americano atingido teve uma concussão.

O ataque, reivindicado por um grupo pouco conhecido que algumas autoridades iraquianas alegam ter ligações com o Irã, aumenta as tensões no momento em que Washington explora algum grau de entendimento com o Irã.

Também ocorre apenas três semanas antes da visita do papa Francisco ao Iraque, marcada para os dias 5 a 8 de março. A passagem dele deve incluir Erbil, a capital da região autônoma curda do Iraque.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IraqueMortes

Mais de Mundo

Delegação do Catar chega à Síria para abrir embaixada "após sucesso da revolução"

Turistas no Fiji adoecem após suspeita de intoxicação por piña colada

Líder do partido governista sul-coreano renuncia após impeachment do presidente

Destituição de Suk Yeol começa a ser analisada e presidente não comparece a interrogatório