Mundo

EUA: Vacinas atualizadas contra covid integram trio de imunizantes contra doenças respiratórias

Aprovação deve acontecer nos próximos dias

Médicos americanos esperam que a cobertura vacinal seja suficiente para ajudar a evitar outra "tridemia" como a do ano passado (IMAGINESTOCK/Getty Images)

Médicos americanos esperam que a cobertura vacinal seja suficiente para ajudar a evitar outra "tridemia" como a do ano passado (IMAGINESTOCK/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de setembro de 2023 às 11h27.

As vacinas atualizadas contra covid-19 estão chegando aos EUA, bem a tempo de serem combinadas com as vacinas contra a gripe. Além disso, as primeiras vacinas para outro vírus preocupante chamado VSR estão sendo distribuídas no país para pessoas idosas e mulheres grávidas.

Os médicos americanos esperam que a cobertura vacinal seja suficiente para ajudar a evitar outra "tridemia" como a do ano passado, quando os hospitais ficaram superlotados com uma temporada antecipada de gripe, um ataque de VSR, ou vírus sincicial respiratório, e mais um surto de coronavírus.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

As internações por covid-19 vêm aumentando constantemente nos Estados Unidos desde o meio do ano, embora nem de perto nos níveis dessa mesma época no ano passado, e o VSR já está crescendo em partes do Sudeste do país.

A aprovação das vacinas atualizadas contra covid-19 deve acontecer nos próximos dias. Elas fazem parte do arsenal que, segundo a nova diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), ajudarão a colocar o país na "posição mais forte até agora" para evitar outra temporada caótica de doenças respiratórias.

"Haverá muitos vírus este inverno. É por isso que queremos nos antecipar", diz Mandy Cohen, diretora do CDC.

Segue uma explicação sobre essas vacinas:

Por que mais vacinas contra Covid-19?

O coronavírus está em constante evolução e não vai desaparecer. Da mesma forma que as vacinas contra a gripe são atualizadas todo ano, a FDA (Food and Drug Administration), agência americana responsável pela aprovação de medicamentos e vacinas, deu aos fabricantes de vacinas uma nova receita para este ano.

As vacinas atualizadas têm um único alvo, uma descendente da variante ômicron chamada XBB.1.5. É uma grande mudança. As vacinas contra covid-19 oferecidas desde o ano passado são uma combinação de vacinas contra o coronavírus original e uma versão muito anterior da ômicron, o que as deixou muito desatualizadas.

As fabricantes Pfizer, Moderna e Novavax produziram novos suprimentos.

A FDA decidirá em breve se cada uma das empresas atendeu aos padrões de segurança, eficácia e qualidade. Depois disso, o CDC precisa autorizar o início da vacinação. Um painel consultivo do CDC se reuniu na terça-feira para elaborar recomendações sobre a melhor forma de usar as novas vacinas.

No começo do mês, órgãos reguladores europeus autorizaram o uso da vacina atualizada da Pfizer este ano, para adultos e crianças a partir de 6 meses.

Elas terão eficácia suficiente?

As autoridades de saúde estão otimistas, exceto se houver uma nova mutação.

Como esperado, a XBB.1.5 reduziu sua incidência ao longo dos meses necessários ao ajuste da vacina. Atualmente, há um caldo de diferentes variantes do coronavírus causando a doença, e as mais comuns são parentes bastante próximas. Testes recentes dos fabricantes de vacinas e de outros grupos de pesquisa indicam que as vacinas atualizadas oferecerão proteção cruzada.

Vacinas ou infecções anteriores continuaram a ajudar na prevenção de formas graves da doença e mortes, mas a proteção diminui com o tempo, especialmente contra as infecções mais brandas, à medida que o vírus continua a evoluir. Embora a FDA tenha autorizado, no primeiro semestre, uma dose de reforço para idosos e outras pessoas em alto risco, a maioria dos americanos não se vacina há cerca de um ano.

"O melhor que as pessoas podem fazer para manter uma vida normal é continuar a tomar suas doses de reforço", diz David Montefiori especialista em vacinas na Universidade Duke.

Quem também precisa da vacina contra gripe?

O CDC recomenda uma dose anual de vacina contra a gripe para praticamente todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. O melhor momento para tomá-la, no hemisfério norte, é o final de outubro.

Assim como a covid-19, a gripe pode ser especialmente perigosa para alguns grupos, como os muitos jovens, os idosos, e as pessoas com sistemas imunológicos frágeis e doenças cardíacas ou pulmonares.

Existem muitos tipos de vacina contra a gripe, incluindo uma versão em spray nasal para certos grupos de pessoas mais jovens. E, o mais importante, há três vacinas especificamente recomendadas como alternativas para idosos, porque comprovadamente mostraram resultados melhores em estimular o sistema imunológico de adultos mais velhos.

Posso tomar a vacina contra a Gripe e Covid-19 ao mesmo tempo?

Sim.

O CDC afirma que não há diferença de eficácia ou efeitos colaterais caso as pessoas tomem as vacinas simultaneamente, embora possa ser mais confortável tomar uma em cada braço.

O que é a nova vacina contra o VSR?

O VSR é um incômodo semelhante ao resfriado para a maioria das pessoas, e não é tão bem conhecido quanto a gripe. Todo inverno, porém, o VSR lota os hospitais, e pode ser letal para crianças abaixo de 5 anos, idosos, e pessoas com certos problemas de saúde de alto risco. Mais conhecido por inflamar as minúsculas vias respiratórias dos bebês e deixá-los chiando, também é uma causa comum de pneumonia em idosos.

As vacinas da GSK e da Pfizer contra VSR foram aprovadas para adultos acima de 60 anos. O CDC está aconselhando os idosos a perguntarem a seus médicos se devem tomar a dose única.

A FDA também aprovou a vacina VSR da Pfizer para aplicação no final da gravidez, para que a proteção seja passada das futuras mães para os recém-nascidos. As recomendações do CDC sobre esse uso devem ser emitidas ainda este mês.

O que ainda vem pela frente: orientação sobre aplicar as vacinas contra VSR juntamente com as vacinas contra gripe e covid-19.

Bebês e VSR

As famílias ainda podem ouvir falar de mais um imunizante este ano: uma injeção de anticorpos produzidos em laboratório para proteger os bebês do VSR.

Ele é diferente de uma vacina, que ensina o corpo a produzir os próprios anticorpos para combater as infecções, mas protege da mesma forma.

A FDA aprovou recentemente o Beyfortus, das fabricantes Sanofi e AstraZeneca. O medicamento de dose única é recomendado para todos os bebês abaixo de 8 meses, antes de sua primeira temporada de VSR.

(O Departamento de Saúde e Ciência da The Associated Press recebe apoio do Grupo de Mídia Científica e Educacional do Instituto Médico Howard Hughes. A AP é a única responsável por todo o conteúdo.)

Acompanhe tudo sobre:Vacinasvacina contra coronavírusCoronavírus

Mais de Mundo

Homem preso por suposta tentativa de assassinato de Trump já foi condenado por posse de armas

Milei promete eliminar déficit fiscal da Argentina até 2025

Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai

Possível ataque a Trump e o futuro do TikTok nos EUA: o que você precisa saber hoje