EUA: pesquisa indica favoritismo de Gingrich na corrida republicana

Pesquisa divulgada pela CNN mostra Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, como possível concorrente de Obama nas eleições

Washington – Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, lidera a disputa interna do Partido Republicano para escolher o nome do candidato à Presidência americana nas eleições de 2012, indica uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira encomendada pela rede CNN.

Elaborada pelo instituto ORC International, a pesquisa aponta 24% das intenções de voto a Gingrich, contra 20% do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Esta disparada de Gingrich surpreende quando se lembra os 8% de intenções que ele tinha há apenas um mês.

Durante uma palestra na Universidade de Harvard na última sexta-feira, o pré-candidato criticou as atuais leis sobre trabalho infantil. Para ele, as crianças maiores de 9 anos de famílias pobres deveriam ter autorização para trabalhar durante meio-período em suas escolas.

Gingrich argumentou que muita gente bem-sucedida começou seus primeiros trabalhos entre os 9 e 14 anos de idade. ‘Todos eles vendiam jornais de porta a porta, faziam algo ou lavavam carros’.

Em sua opinião, as escolas com crianças financeiramente desfavorecidas deveriam adotar um responsável por serviços de manutenção entre os próprios alunos para financiar seus estudos.

A pesquisa do ORC International baseou-se em entrevistas com 1.029 americanos de todo o país, entre os dias 18 e 20 de novembro, dos quais 402 eram republicanos ou independentes, com uma margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.