EUA farão política de igualdade para homossexuais militares

O anúncio foi feito durante a reunião anual do grupo LGBT realizada na sede do Pentágono

Atlanta - O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, anunciou hoje (9) que os homossexuais e transexuais serão protegidos de discriminação nas tropas militares por meio da adoção de uma “política de igualdade de oportunidades”, no Pentágono.

Foi a primeira vez que o governo norte-americano mencionou a adoção de tal política. O anúncio foi feito durante a reunião anual do grupo LGBT realizada na sede do Pentágono.

Além da política de igualdade, Carter disse que a partir de agora as queixas e denúncias de soldados homossexuais serão investigadas. “A discriminação de qualquer tipo não tem lugar nas forças armadas dos Estados Unidos", disse Carter.

Carter também frisou que a a política “Don´t ask, Don´t tell” ("Não pergunte, não comente”, implantada pelas Forças Armadas entre 1993 e 2010) já não pode influenciar na maneira como os militares homossexuais são tratados.

A lei revogada proibia que homossexuais ou bissexuais revelassem ou falassem sobre suas relações, enquanto estivessem servindo o Exército norte-americano.

Se a norma fosse desobedecida, os militares poderiam ser até mesmo afastados de suas funções ou expulsos das Forças Armadas.

Mas os defensores dos direitos LGBT afirmam que apesar da lei já não estar em vigor, ainda existem casos de expulsão de militares por sua orientação sexual no ambiente das forças armadas norte-americanas, ainda que o afastamento seja mais difícil e dependa de um processo mais amplo que anteriormente.

O secretário de Defesa defendeu que a diversidade é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados nas tropas militares.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.