Mundo

Estudo ambiental de Teles Pires diz não haver obstáculo para usina

Brasília - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) constatou que não existem obstáculos naturais para a implantação da Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da usina foi protocolado na sexta-feira (14), pela EPE, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) constatou que não existem obstáculos naturais para a implantação da Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da usina foi protocolado na sexta-feira (14), pela EPE, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Na área de influência direta não são encontradas unidades de conservação e terras indígenas. Além disso, não foram registradas as presenças de comunidades quilombolas, patrimônio arqueológico e cavernas", informou a empresa. Também segundo o documento, foram identificadas 33 famílias residentes na área a ser alagada pelo empreendimento e 109 estabelecimentos rurais.

O estudo propõe programas ambientais com medidas preventivas, mitigadoras ou compensatórias para todos os impactos ambientais previstos. O regime operacional da usina será a fio d’água e, segundo a EPE, este será o maior projeto de geração de energia elétrica da Bacia do Rio Teles Pires.

A usina vai gerar 1.820 megawatts, terá um reservatório de 151,84 quilômetros quadrados e é considerada entre as melhores plantas de geração com porte equivalente no planejamento nacional. A EPE prevê que, se a licença ambiental prévia for emitida pelo Ibama ainda este ano, a hidrelétrica deverá entrar no leilão de comercialização de energia que o governo promoverá no final deste ano.

Leia as últimas notícias sobre hidrelétricas e energia no Brasil

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Mundo

Novos bombardeios israelenses no Líbano deixam quase 50 mortos no domingo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê

Ultranacionalistas vencem eleições na Áustria pela primeira vez, segundo projeções

Israel lança ataque em “grande escala” contra rebeldes houthis em cidade do Iêmen