Estado Islâmico reivindica atentado contra encontro de religiosos em Cabul

O atentado aconteceu perto de uma reunião de líderes religiosos para debater os conflitos no país e deixou cerca de oito mortos e nove feridos

Cairo - O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta segunda-feira a autoria do atentado suicida realizado perto de uma reunião de líderes religiosos na capital do Afeganistão, Cabul, que deixou, até o momento, oito mortos e nove feridos.

Em um breve comunicado divulgado através do Telegram pela agência dos jihadistas, "Amaq", e cuja autenticidade não pôde ser verificada, o grupo disse que matou e feriu 40 clérigos e "elementos de segurança próximo ao governo", sem precisar o número exatos de vítimas.

O atentado aconteceu por volta das 11h30 (horário local, 4h em Brasília), na zona oeste da capital afegã, a 500 metros da Loya Jirga, um espaço frequentemente utilizado pelo governo para realizar conferências e eventos. De acordo com a Polícia, os mortos são o autor da ação, seis civis e um policial.

Cabul sofreu vários ataques suicidas este ano, sendo o mais grave registrado em janeiro, quando talibãs explodiram uma ambulância perto do antigo prédio Ministério do Interior, onde ainda operam alguns departamentos oficiais. Mais de 100 pessoas morreram.

O Afeganistão atravessa um dos seus períodos mais sangrentos desde o fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em janeiro de 2015.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.