Mundo

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro diz estar certa da vitória em eleições

A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia

Eleições na Venezuela: equipe de Maduro confiante em vitória enquanto oposição enfrenta desafios legais (Carolina Cabral/Getty Images)

Eleições na Venezuela: equipe de Maduro confiante em vitória enquanto oposição enfrenta desafios legais (Carolina Cabral/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 1 de julho de 2024 às 19h38.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

"Vamos vencer (...) Não tenha a menor dúvida disso", declarou Jorge Rodríguez, chefe da equipe de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que busca um terceiro mandato de seis anos. A declaração foi feita em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 1º.

A campanha eleitoral começa formalmente amanhã, embora tanto o líder socialista quanto seu principal adversário, Edmundo González, representante da líder inabilitada María Corina Machado, já tenham iniciado atividades de campanha há meses.

A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia.

"Tomara que o comportamento dos candidatos da oposição desta vez seja sereno, sério, respeitável e reconheça os resultados, como fizemos nas duas ocasiões em que não fomos favorecidos pelo voto do povo venezuelano", disse Rodríguez.

Mobilizações e eventos

Rodríguez anunciou mobilizações simultâneas em 70 cidades no próximo dia 4, em homenagem ao 70º aniversário de Hugo Chávez, que coincide com a data das eleições.

"Vamos tomar Caracas por completo", acrescentou Rodríguez, referindo-se às manifestações que vão partir de vários cantos da capital até o palácio presidencial de Miraflores.

Campanha da oposição

González e María Corina anunciaram a "caravana com a Venezuela", que começa na próxima quinta-feira, também em Caracas, e vai percorrer outras cidades.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame