Dois policiais catalães que viajavam com Puigdemont são detidos na Espanha

Homens detidos são acusados de ajudar o líder independentista a escapar da Justiça espanhola quando ele estava foragido

A polícia espanhola deteve nesta quarta-feira em Barcelona dois agentes da polícia autônoma catalã (Mossos D'Esquadra) que viajavam com o líder independentista Carles Puigdemont, procurado pela justiça da Espanha, quando foi detido no domingo na Alemanha, informaram fontes policiais.

Os dois policiais detidos acompanhavam Puigdemont no carro em que retornava a Bruxelas após permanecer vários dias na Finlândia para dar palestras.

As detenções obedecem à investigação aberta pela Procuradoria espanhola, que atribui aos agentes o crime de encobrimento, após terem supostamente ajudado o ex-governante catalão a escapar da ação da justiça espanhola.

O Ministério Público também investiga outras duas pessoas que acompanhavam Puigdemont nessa viagem. Um deles é o empresário Josep Maria Matamala, que já foi visto em várias ocasiões em Bruxelas junto ao ex-presidente regional catalão.

Os protestos pela detenção de Puigdemont e a prisão preventiva de vários líderes independentistas envolvidos no processo separatista continuaram hoje em várias regiões da Catalunha.

Os manifestantes, convocados pelos autodenominados "comitês de defesa da república", voltaram a ocupar algumas das principais estradas nacionais e regionais, ocasionando grandes retenções no tráfego.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.