Divididos, países da Otan analisam ação na Líbia nesta quinta-feira

Organização discute medidas de edurecimento após os bombardeios contra Kadafi

Berlim - Os ministros das Relações Exteriores da Otan estudarão nesta quinta-feira em Berlim o curso de sua operação na Líbia em meio às chamadas de França e Reino Unido para endurecer as ações contra o regime de Muammar Kadafi, o que voltou a gerar divisões no seio da organização.

A Aliança Atlântica reúne-se em um ambiente conturbado após as críticas de Londres e Paris, que consideram que não está sendo feito o suficiente para proteger a população líbia e defendem um maior compromisso dos membros da organização.

Atualmente, os aviões britânicos e franceses são responsáveis pelo grosso das operações de ataque contra alvos terrestres, depois de os Estados Unidos terem decidido retirar suas aeronaves deste tipo de ações, o que deixou desfalcada esta classe de missões.

Dos 28 aliados, apenas seis - França, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Noruega e Dinamarca - participam dos bombardeios.

Os outros países se limitam a tarefas de vigilância e controle, mas não contam com a autorização de seus Governos para disparar contra solo líbio.

A Otan busca ao redor de 12 aviões para realizar ataques contra alvos terrestres e seis ou sete de reabastecimento em voo, segundo indicaram fontes diplomáticas.

Os aliados tentarão aproximar suas posturas em Berlim, em reunião que começará às 7h de Brasília.

Além da situação na Líbia, os ministros abordarão o panorama no Afeganistão, após o início da transição da segurança às autoridades afegãs em várias províncias do país.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.