Crise de fome no Chifre da África afeta 13,3 milhões de pessoas

Sete semanas após a ONU ter anunciado o estado da crise na região, o número de vítimas aumentou em 900 mil

Genebra - Já chega a 13,3 milhões o número de vítimas da crise de fome no Chifre da África, de acordo com a última avaliação das necessidades humanitárias na Somália e no Quênia, revelou nesta sexta-feira o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Sete semanas após a ONU ter anunciado o estado da crise de fome na região do Chifre da África, 900 mil vítimas da crise se juntaram aos 12,4 milhões inicialmente afetados pela falta de alimentos, principalmente na Somália.

O novo cálculo aponta que 146 mil pessoas precisam receber alimentos em Djibuti, 4 milhões na Somália e 4,3 milhões no Quênia, das quais 560 mil são refugiados (482 mil somalis e os demais de outras nacionalidades).

A avaliação revelou também que 4,8 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente na Etiópia, sendo 181 mil refugiados somalis e 80 mil de outros países.

No total, os refugiados são 841 mil das 13,3 milhões pessoas atingidas nessa região africana.

"A situação piora conforme a crise avança para Bay, no sul da Somália, a sexta região afetada", alertou em entrevista coletiva a porta-voz da instituição, Elisabeth Byrs.

A porta-voz da ONU em Genebra, Corinne Momal-Vanian, antecipou que é provável que "nas próximas semanas a crise alcance outras regiões".

Outro dado alarmante foi divulgado por uma porta-voz do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), que declarou que de 2,3 milhões de crianças entre 5 e 17 anos que vivem nas regiões central e sul da Somália, 78% não frequentam escola, seja porque estão desalojadas ou pela insegurança.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.