Coreia do Norte nomeia novo ministro das Relações Exteriores

A designação de Ri Yong-Ho, de 59 anos, foi confirmada em uma nota diplomática enviada na segunda-feira ao governo britânico pela embaixada da Coreia do Norte

A Coreia do Norte nomeou como ministro das Relações Exteriores um diplomata que dedicou boa parte de sua carreira a elevar as relações com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

A designação de Ri Yong-Ho, de 59 anos, foi confirmada em uma nota diplomática enviada na segunda-feira ao governo britânico pela embaixada da Coreia do Norte em Londres, informou um responsável da legação.

Ri, que foi promovido do posto de vice-ministro, é o ex-representante de Pyongyang para as negociações a seis partes com Coreia do Sul, Estados Unidos, Rússia, China e Japão, para reduzir o programa nuclear norte-coreano.

Em 2009, a Coreia do Norte abandonou formalmente as negociações, que neste momento se encontram estancadas.

Pequim quer retomar o diálogo, mas Washington, Seul e Tóquio insistem que Pyongyang primeiro deve fazer mudanças tangíveis visando a sua desnuclearização.

Dada sua experiência nas negociações, a nomeação de Ri Yong-Ho pode ser um sinal de um possível retorno da Coreia do Norte à mesa de diálogo.

O novo titular de Relações Exteriores substitui Ri Su-Yong, o representante norte-coreano que passou mais tempo na missão da ONU em Genebra, considerado um mentor político do líder supremo Kim Jong-Un.

Ri Su-Yong foi promovido a membro do burô político do partido único do hermético regime comunista norte-coreano, e nomeado vice-presidente do Partido, a cargo de temas de Relações Exteriores.

Ri entrou nas negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte com Washington em 1995 e formou parte da delegação que visitou os Estados Unidos no ano 2000.

Além disso, formou parte de várias missões no exterior, incluindo um período como embaixador na Grã-Bretanha.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.