Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico não identificado no Mar do Japão

O lançamento ocorre em meio a relatos de que Pyongyang estaria se preparando para lançar um míssil balístico a partir de um submarino

(Janeiro) Passageiros em estação de trem sul-coreana assistem a imagens de arquivo de um teste militar da Coreia do Norte (AFP/AFP)

(Janeiro) Passageiros em estação de trem sul-coreana assistem a imagens de arquivo de um teste militar da Coreia do Norte (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 24 de setembro de 2022 às 20h48.

Última atualização em 24 de setembro de 2022 às 20h54.

A Coreia do Norte lançou neste domingo (horário local) um míssil balístico não identificado no Mar do Japão, pouco depois de um porta-aviões dos Estados Unidos chegar àquela região para realizar manobras, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

O lançamento ocorre em meio a relatos de que Pyongyang estaria se preparando para lançar um míssil balístico a partir de um submarino. A guarda costeira do Japão confirmou o possível lançamento de um míssil, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio, e pediu às embarcações naquela região que se mantenham atentas.

A TV pública do Japão indicou que o objeto parecia ter caído fora da zona de exclusão econômica do Japão.

Ontem, o porta-aviões USS Ronald Reagan, de propulsão nuclear, e navios do seu grupo de ataque atracaram no porto de Busan, no sul, como parte de um esforço de Seul para intensificar sua cooperação militar com Washington. O USS Reagan fará exercícios conjuntos neste mês perto da costa leste sul-coreana.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul são aliados históricos e já realizaram inúmeras manobras militares conjuntas, que definem como defensivas, mas Pyongyang as considera testes para uma invasão.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteGuerrasJapão

Mais de Mundo

EUA e União Europeia denunciam envio de mísseis do Irã para a Rússia

Kate Middleton completa tratamento de quimioterapia, anuncia família real

Cidade da China sofre com 'tempestade de roupas íntimas'; entenda

Saiba como quando e como observar o 'Cometa do Século'