Mundo

Consulado dos EUA em São Paulo estará fechado ao público no dia 13 de setembro

Exercício faz parte dos treinamentos que ocorrem periodicamente em instalações diplomáticas do governo norte-americano em todo o mundo

Segundo o consulado, folhetos informativos estão sendo distribuídos aos moradores da vizinhança para avisar sobre o exercício (Peter Garrard Beck/Getty Images)

Segundo o consulado, folhetos informativos estão sendo distribuídos aos moradores da vizinhança para avisar sobre o exercício (Peter Garrard Beck/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 08h59.

Última atualização em 12 de setembro de 2023 às 10h41.

Na quarta-feira, 13, o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo estará fechado ao público. Será realizado no prédio, na Chácara Santo Antônio (zona sul), e nas imediações um exercício de segurança para eventos de grande porte. Assim, o consulado estará fechado ao público e não haverá atendimento aos solicitantes de visto.

A simulação vai acontecer das 8 horas às 13 horas, na sede e nas proximidades do consulado. As ruas Henri Dunant e Thomas Deloney permanecerão interditadas das 7 horas às 14 horas.

Esse exercício faz parte dos treinamentos que ocorrem periodicamente em instalações diplomáticas do governo norte-americano em todo o mundo. Treinamentos similares já aconteceram em São Paulo em 2014 e 2016.

Preparação dos funcionários para emergências

Os principais objetivos são a preparação dos funcionários do consulado para eventuais emergências e a coordenação com agentes locais acionados nesse tipo de situação, como policiais, bombeiros e socorristas.

O treinamento envolverá carros de polícia, ambulâncias, helicópteros, alarmes e explosões e terá a participação de policiais civis e militares, equipes médicas dos serviços público e privado e outros profissionais.

Segundo o consulado, folhetos informativos estão sendo distribuídos aos moradores da vizinhança para avisar sobre o exercício.

Fila de espera

Ao longo deste ano, a fila de espera para a entrevista para quem deseja tirar o visto americano para turismo e negócios (B1/B2) esteve em vários meses superior a 200 dias no consulado na capital paulista.

O Brasil passa pela maior demanda por vistos para os Estados Unidos em todos os tempos. Em média, seis mil são processados todos os dias nas cinco representações consulares existentes do País.

Ao todo, 1,2 milhão de vistos para entrar nos EUA deverão ser processados até o fim deste ano no País.

Acompanhe tudo sobre:Visto EUAEstados Unidos (EUA)Turismo

Mais de Mundo

Líbano pede à ONU cessar-fogo imediato e está disposto a mobilizar Exército no sul

Israel anuncia ter matado comandante da força de elite Radwan, do Hezbollah

Milei planeja privatizar estatal Corredores Viales, que administra rodovias na Argentina

Procuradora anuncia condução coercitiva para que Evo Morales deponha em caso sobre estupro