Mundo

Cinzas de vulcão fazem Obama antecipar fim de visita à Irlanda

Viagem para a Inglaterra foi antecidada para esta segunda-feira devido ao temor de que a erupção de um vulcão na Islândia atrapalhe o tráfego áereo na Europa

Barack Obama antecipou sua saída da Irlanda devido ao vulcão (Yuri Gripas/AFP)

Barack Obama antecipou sua saída da Irlanda devido ao vulcão (Yuri Gripas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 15h45.

Dublin - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antecipará o fim de sua visita à Irlanda em algumas horas, para a noite desta segunda-feira, por causa dos riscos oferecidos pelas cinzas procedentes do vulcão islandês em erupção Grimsvötn.

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest informou que "devido a uma mudança na trajetória da cinza vulcânica, o Air Force One deixará a Irlanda em direção a Londres nesta noite (ao invés de terça), e que a agenda presidencial prevista para amanhã permanece sem mudanças".

A Autoridade de Aviação Civil (CAA) britânica advertiu hoje que existe a possibilidade de que a coluna de cinza procedente do vulcão islandês altere o tráfego aéreo no Reino Unido.

Inicialmente, Obama passaria a noite em Dublin para partir amanhã terça-feira às 8h10 (de Brasília) rumo à capital britânica, a segunda etapa de sua viagem pela Europa, que inclui ainda escalas em França e Polônia.

O presidente americano desembarcou hoje em Dublin, e se reuniu com as autoridades irlandesas para abordar, entre outros assuntos, a crise econômica da Irlanda e a situação no Oriente Médio. Obama foi também ao povoado de Moneygall, de onde um de seus antepassados emigrou para os Estados Unidos. O governante concluiu sua jornada em Dublin com um discurso para cerca de 25 mil irlandeses em uma praça do centro da capital.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)EuropaIrlandaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosVulcões

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Mais na Exame