Mundo

Chega ao Brasil voo da FAB com sétimo grupo de brasileiros repatriados de Israel

Mais de 1.200 brasileiros e 44 animais de estimação já foram repatriados pelo governo federal

Imagem de chegada de brasileiros no terceiro avião da FAB vindo de Israel) (GABRIEL SILVA/ATO PRESS/Estadão Conteúdo)

Imagem de chegada de brasileiros no terceiro avião da FAB vindo de Israel) (GABRIEL SILVA/ATO PRESS/Estadão Conteúdo)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de outubro de 2023 às 13h09.

O governo federal anunciou a repatriação de mais um grupo de brasileiros vindos de Israel. O voo, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou ao Brasil neste sábado, 21, trazendo 69 pessoas e nove animais de estimação.

Mais de 1.200 brasileiros e 44 animais de estimação já foram repatriados pelo governo federal desde o início da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Acompanhe as notícias sobre a guerra na EXAME

"O Brasil também enviou purificadores de água, kits de saúde e outros insumos para atender às necessidades de civis em Gaza, além de seguir reforçando a nossa posição na busca incessante pela paz", divulgou o governo federal, em postagem uma rede social.

Sete voos operados pelo governo brasileiro trouxeram cidadãos da região do conflito desde o dia 11 de outubro. O grupo atual de repatriados fez uma escala no Recife, em Pernambuco, seguindo para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde pousou pouco antes das 11h da manhã deste sábado.

Tudo o que você precisa saber para entender a guerra entre Israel e Hamas

Por que o Hamas atacou Israel?

O Hamas lançou a "Operação Al-Aqsa Flood" para, segundo alega, defender a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, palco de tensões entre palestinos e israelenses.

O que é a Faixa de Gaza?

A Faixa de Gaza é um região palestina localizada ao leste do território israelense, a oeste pelo Mediterrâneo e ao sul pelo Egito. Mais de dois milhões de palestinos vivem na região, com quase 6.000 habitantes por km² — uma das densidades populacionais mais altas do mundo.

Hamas é terrorista?

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) não reconhece o Hamas como um grupo terrorista. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália e nações da União Europeia apontam que o Hamas é uma organização terrorista.

Quem é o chefe do Hamas?

Ismail Haniyeh lidera o Hamas desde 2017 e reside em Doha, Catar, desde 2020 devido às restrições de saída e entrada em Gaza, que enfrenta bloqueios em suas fronteiras tanto com Israel quanto com o Egito.

O que o Hamas defende?

Na sua Carta de Princípios de 1988, o Hamas declarou que a Palestina é uma terra islâmica e não reconhece a existência do Estado de Israel.

Acompanhe tudo sobre:IsraelBrasilFABExpatriados

Mais de Mundo

Com redução de neve no Himalaia, 25% da população global pode enfrentar escassez de água em 2024

Eleição nos EUA: Anúncio da campanha de Biden chama a atenção para status de criminoso de Trump

Empresas chinesas focam em aumentar vendas com patrocínio na Olimpíada de Paris

Vendas no varejo de bens de consumo social aumentam 3,7% na China

Mais na Exame