Acompanhe:

Chávez sugere mudar nome da PDVSA para Petróleos Socialista

Caracas - O presidente Hugo Chávez propôs no domingo mudar o nome de uma das maiores companhias de petróleo do mundo e uma das maiores fornecedoras de petróleo bruto aos Estados Unidos, a estatal venezuelana PDVSA, para Petróleos da Venezuela Socialista. Durante seus 11 anos no cargo, Chávez acrescentou uma estrela à bandeira da Venezuela, […]

Modo escuro

Continua após a publicidade
EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

F
Frank Jack Daniel

Publicado em 14 de junho de 2010 às, 16h59.

Caracas - O presidente Hugo Chávez propôs no domingo mudar o nome de uma das maiores companhias de petróleo do mundo e uma das maiores fornecedoras de petróleo bruto aos Estados Unidos, a estatal venezuelana PDVSA, para Petróleos da Venezuela Socialista.

Durante seus 11 anos no cargo, Chávez acrescentou uma estrela à bandeira da Venezuela, criou um novo fuso horário com meia hora de diferença de seus vizinhos e até renomeou o país -- agora chamado de República Bolivariana da Venezuela.

O presidente colocou diversos setores da economia sob controle governamental, desde projetos multibilionários de petróleo a redes de supermercado e torradores de café.

O líder, frequentemente acusado pelos críticos de criar um culto à sua personalidade, se absteve de colocar seu próprio nome nas ruas ou em obras públicas. Mas muitas companhias que foram tomadas pelo seu impulso de nacionalização agora assumiram nomes ligados à sua política de esquerda ou ao herói da independência latino-americana Simón Bolívar.

"Esse país começou a ser governado pelo povo, pela classe trabalhadora, e essa é uma ferramenta da classe trabalhadora", disse Chávez em seu programa semanal de TV.

"A nova pátria, a nova PDVSA, a Petróleos da Venezuela Socialista", disse ele, transmitindo da unidade de refinação controlada pela ConocoPhillips antes de sua nacionalização em 2007.

A PDVSA é a quarta maior empresa petrolífera do mundo, segundo uma pesquisa anual da publicação Petroleum Intelligence Weekly. É a maior exportadora de petróleo da América do Sul e fornecedora chave de petróleo bruto aos Estados Unidos.

Chávez disse ter pedido um estudo para ver se o nome poderia ser mudado.

Últimas Notícias

Ver mais
Oposição na Venezuela não consegue registrar candidaturas para eleições presidenciais
Mundo

Oposição na Venezuela não consegue registrar candidaturas para eleições presidenciais

Há 11 horas

Copel completa metamorfose pós-privatização com novo conselho e pacote de remuneração
Exame IN

Copel completa metamorfose pós-privatização com novo conselho e pacote de remuneração

Há 18 horas

Maduro formaliza candidatura à reeleição na Venezuela
Mundo

Maduro formaliza candidatura à reeleição na Venezuela

Há 21 horas

Maduro propõe projeto de 'lei contra o fascismo' para punir opositores na Venezuela
Mundo

Maduro propõe projeto de 'lei contra o fascismo' para punir opositores na Venezuela

Há 23 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais