Biden escorrega no Air Force One e ganha primeiro "meme" presidencial

Críticos do presidente fizeram piada com sua idade após Biden escorregar ao subir as escadas. Enquanto isso, defensores usaram a hashtag #BidenFall para dizer que casos de coronavírus também caíram

Quase dois meses após tomar posse, o presidente americano, Joe Biden, ganhou seu primeiro grande meme nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, 19, Biden escorregou enquanto subia as escadas do Air Force One, avião oficial de transporte dos presidentes americanos.

Após o vídeo do episódio se espalhar, a hashtag #BidenFall (algo como "queda de Biden", numa tradução livre) chegou aos trending topics do Twitter nos Estados Unidos.

"Há muito vento aí fora", disse um porta-voz da Casa Branca a jornalistas em meio à repercussão do episódio. O representante afirmou também que Biden está "100% bem" após a queda.

Usuários opositores a Biden usaram as imagens para criticar a idade do presidente, que completou 78 anos no mês de novembro. A idade já avançada de Biden (que terminará o mandato com 81 anos em 2024) foi um dos temas levantados por opositores na campanha presidencial no ano passado.

O ex-presidente Donald Trump, que até então era o mais velho a tomar posse, tem 74 anos. Um dos usuários no Twitter escreveu que "o telefone tocou na Casa Branca" chamando por Kamala Harris, vice-presidente e potencial aposta do Partido Democrata para suceder Biden.

Já os defensores usaram a repercussão da hashtag para dizer que, sob a presidência de Biden, caíram também os casos e mortes por coronavírus nos EUA.

"#BidenFall está nos trendings, então um lembrete de que sob Biden as mortes caíram a cada semana e nós acabamos de atingir 100 milhões de doses [da vacina contra o coronavírus]", escreveu um usuário.

Com mais doses compradas do que o tamanho da população, os Estados Unidos têm alavancado a vacinação nos últimos meses e já vacinaram 23% da população (de mais de 330 milhões de habitantes) com pelo menos a primeira dose.

Houve ainda quem usasse o meme presidencial para falar sobre a queda das redes sociais do Facebook, incluindo a rede homônima, o WhatsApp e o Instagram, que ficaram fora do ar globalmente por cerca de 45 minutos na tarde desta sexta-feira, 19.

 

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.