Avião desaparece na Indonésia após decolagem do aeroporto de Jacarta

Boeing 737-500 da Sriwijaya Air tinha como destino a cidade de Pontianak. Autoridades já iniciaram as operações de busca e resgate

Um Boeing 737-500 da companhia aérea Sriwijaya Air com 62 pessoas a bordo perdeu contato com as autoridades aéreas neste sábado, 9, após decolar do aeroporto de Jacarta, na Indonésia. As autoridades indonésias temem que o avião tenha caído no mar.

"Enviamos nossas equipes, assim como embarcações, para a área onde há suspeita de queda do avião após perder contato" com a torre de controle, disse Bambang Suryo Aji, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Havia 50 passageiros no avião, incluindo 10 crianças, e 12 tripulantes, de acordo com o ministério dos Transportes.

Segundo o site FlightRadar24, o avião, que operava na rota Jakarta-Pontianak, perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto enquanto dirigia-se para a cidade de Pontianak.

O último contato com a aeronave foi às 14h40, e as autoridades iniciaram as operações de busca e resgate do avião desaparecido, de acordo com Adita Irawati, porta-voz do Ministério dos Transportes.

Um membro do governo declarou que pescadores encontraram o que aparentam ser destroços de uma aeronave nas águas a norte de Jacarta.

Outros acidentes

Em outubro de 2018, 189 pessoas morreram quando um Boeing 737 MAX caiu no mar de Java, 12 minutos após a decolagem.

Este acidente e outro envolvendo o mesmo modelo na Etiópia, foram atribuídos a defeitos técnicos e a fabricante foi condenada esta semana a pagar multa de 2,5 bilhões de dólares por ter enganado as autoridades no processo de aprovação deste modelo.

Os 737 MAXs ficaram sem voar por 20 meses após esses dois acidentes que deixaram 346 mortos, antes de serem novamente autorizados a operar em alguns países no final de 2020.

O setor de aviação civil na Indonésia passou por várias tragédias nos últimos anos, e muitas companhias aéreas indonésias foram proibidas de operar na Europa e nos Estados Unidos no passado.

Em 2014, um avião da AirAsia conectando a cidade indonésia de Surabaya a Singapura caiu com 162 passageiros a bordo. Os investigadores concluíram que houve erro humano e problemas técnicos.

(*Com informações da AFP)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.