Suu Kyi será ministra das Relações Exteriores de Mianmar

Horas antes, o parlamento informou que a Prêmio Nobel da Paz havia sido escolhida para integrar o ministério do novo governo

A Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi será ministra das Relações Exteriores do novo governo de Mianmar, anunciou nesta terça-feira seu partido, vencedor das legislativas históricas de novembro passado.

"Ela será a ministra das Relações Exteriores", anunciou Zaw Myint Maung, porta-voz da Liga Nacional para a Democracia (LND), que sugeriu que Suu Kyi também terá um papel ativo em outros ministérios.

Horas antes, o parlamento informou que a Prêmio Nobel da Paz havia sido escolhida para integrar o ministério do novo governo.

O nome de Aung San Suu Kyi foi lido pelo presidente do Parlamento, Mann Win Khaing Than, na relação de membros do primeiro governo civil de Mianmar em décadas.

O intelectual Htin Kyaw, 69 anos e fiel companheiro de dissidência de Aung San Suu Kyi, tornou-se na terça-feira passada presidente de Mianmar, o primeiro civil em décadas neste cargo.

Htin Kyaw terá a missão de promover grandes reformas, começando pela educação, a saúde e os serviços públicos.

A LND não pôde apresentar a candidatura de Aung San Suu Kyi porque a Constituição proíbe o acesso à presidência de quem tenha filhos de nacionalidade estrangeira, o que é o caso dela, que tem dois filhos britânicos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.