Artista Ai Weiwei se junta à campanha em favor de Snowden
Na campanha "Escreva por Direitos", a Anistia Internacional pede que apoiadores escrevam para autoridades para destacar casos de direitos humanos
Reuters
Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 11h15.
Última atualização em 2 de dezembro de 2016 às 11h16.
Londres - O artista dissidente chinês Ai Weiwei se juntou à campanha da Anistia Internacional para encorajar pessoas a escreverem mensagens de apoio a 11 pessoas, incluindo o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden , informou o grupo de direitos humanos nesta sexta-feira.
Na campanha "Escreva por Direitos", a Anistia Internacional pede que apoiadores escrevam para autoridades para destacar casos de direitos humanos. O grupo informou que sua campanha foca em 11 casos neste ano, incluindo Snowden e um fotojornalista egípcio preso.
Ai, um dos artistas mais importantes da China e ativista político, criou um retrato para cada caso usando peças de Lego.
"Por Edward Snowden, estamos pedindo que pessoas escrevam para Barack Obama nos dias finais de sua Presidência", disse a integrante da Anistia Internacional May Carolan. "Barack Obama tem uma oportunidade única de garantir a Edward perdão que irá permiti-lo voltar ao seu país como um homem livre".
Snowden deixou os Estados Unidos em 2013 após vazar detalhes sobre programas de vigilância do governo dos EUA, e recebeu asilo na Rússia.
Autoridades dos EUA disseram anteriormente que Washington não irá abandonar sua demanda de que Snowden enfrente acusações por roubo de milhares de documentos confidenciais da inteligência.