Mundo

Após terremoto, água recua em praias e México teme tsunami

Terremoto forte de magnitude 7,4 atingiu o litoral sul do México nesta terça, matando pelo menos uma pessoa e danificando estradas pavimentadas

Moradores da Cidade do México ocupam ruas após terrremoto: magnitude superior a 7 são sismos de grande dimensão capazes de provocar danos grandes e generalizados (Tomas Bravo/Reuters)

Moradores da Cidade do México ocupam ruas após terrremoto: magnitude superior a 7 são sismos de grande dimensão capazes de provocar danos grandes e generalizados (Tomas Bravo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de junho de 2020 às 15h57.

Última atualização em 24 de junho de 2020 às 06h51.

Priorizar nos meus resultados Google

Um terremoto forte de magnitude 7,4 atingiu o litoral sul do México nesta terça-feira, matando pelo menos uma pessoa, danificando estradas pavimentadas e desencadeando um tsunami em áreas litorâneas próximas do Pacífico.

Uma pessoa morreu em Oaxaca, relatou o governador local, Alejandro Murat, depois que o tremor atingiu o estado na costa do Pacífico no meio da manhã.

O serviço sismológico mexicano disse que existe um tsunami em curso no litoral de Oaxaca e que o nível do mar subiu 60 centímetros na Praia de Huatulco, um destino popular entre turistas americanos e canadenses.

A agência de proteção civil do país recomendou que os moradores se afastem do litoral. Vídeos publicados em redes sociais mostraram a água do mar recuando em Oaxaca, um estado montanhoso que abriga plantações de café e resquícios da arquitetura colonial espanhola.

Miguel Candelaria, de 30 anos, estava trabalhando no computador na casa de sua família na cidade de Juchitán quando o chão começou a tremer. Ele correu para fora com os parentes, mas eles tiveram de parar no meio da rua porque o asfalto estava sacudindo.

"Não conseguíamos andar. A rua parecia chiclete", disse Candelaria.

Vizinhos gritavam, aterrorizados, e alguns alertavam aos berros para que as pessoas se afastassem dos postes de luz, que pareciam prestes a cair, contou Candelaria, que trabalha com marketing de telecomunicações.

Terremotos de magnitude superior a 7 são sismos de grande dimensão capazes de provocar danos grandes e generalizados. Um terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a região central do México em 2017 matou 355 pessoas na Cidade do México e em estados vizinhos.

O tremor desta terça-feira provocou um alerta de tsunami na costa do Pacífico do México e das Américas Central e do Sul. Ondas de até 1 metro de altura podem surgir no litoral mexicano, alertou a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Edifícios tremeram na Cidade do México, localizada a centenas de quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisTerremotosMéxicoTsunami

Mais de Mundo

Em campanha, Lula se encontra com prefeito socialista de Nova York e defende reduzir jornada 6x1

CNN, MS NOW e Politico vão processar governo Trump após banimento da Casa Branca

Sem agenda oficial com Trump, Lula se reunirá com senador Bernie Sanders nos EUA

Presidente interina da Venezuela irá à Assembleia da ONU