Ao menos 1.325 iraquianos morreram em agosto por terrorismo

A Unami detalhou que morreram mais de 740 membros das Forças de Segurança iraquianas, incluídas tropas curdas "peshmerga" e milícias armadas

Bagdá - Pelo menos 1.325 iraquianos morreram e outros 1.811 ficaram feridos em atos de terrorismo, violência e pelo conflito armado durante agosto, informou nesta terça-feira a Missão das Nações Unidas no Iraque (Unami).

O número de civis mortos, incluídos os que perderam a vida na província ocidental de Al-Anbar, onde há combates contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), é de 585, enquanto outros 1.103 ficaram feridos.

Em seu relatório mensal, a Unami detalhou que morreram mais de 740 membros das Forças de Segurança iraquianas, incluídas tropas curdas "peshmerga" e milícias armadas que lutam ao longo do país contra os extremistas, enquanto 708 foram feridos, excluídas as vítimas em Al-Anbar.

Segundo a Unami, "dado o constante aumento de ataques e deslocamentos, assim como o alarmante número de iraquianos que fogem da guerra e da pobreza para buscar refúgio no exterior, será imprescindível uma bem-sucedida implementação do plano de reforma do governo para reinstaurar a ordem, a legalidade e a justiça social".

A ONU especificou que Bagdá é a província mais afetada, com 1.069 vítimas civis (318 falecidos), seguida de Diyala com 108 mortos, Ninawa com 69 e Saladino com 23.

Em julho, a ONU documentou 1.466 iraquianos mortos e 1.687 feridos devido aos atos terroristas, à violência e ao conflito no país.

Há um ano, o Iraque enfrenta uma cruel guerra contra o EI, que conquistou amplas zonas do território e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.