Anexação à Rússia: dois de quatro territórios fazem pedido oficial a Putin

Líderes das regiões ucranianas de Luhansk e Kherson, apontados por Putin, publicaram solicitações que seriam o prelúdio para o presidente russo declarar a anexação
Referendo na Ucrânia: 2 de 4 territórios fazem pedido oficial a Putin para anexação à Rússia (Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)
Referendo na Ucrânia: 2 de 4 territórios fazem pedido oficial a Putin para anexação à Rússia (Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)
E
Estadão Conteúdo

Publicado em 28/09/2022 às 12:33.

Última atualização em 28/09/2022 às 13:39.

Os líderes das regiões ucranianas de Luhansk e Kherson, apontados pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin, publicaram mensagem no Telegram com as solicitações feitas para que seus territórios se unam à Rússia.

O administrador de Luhansk, Leonid Pasechnik, mencionou supostos crimes ucranianos e a ameaça de genocídio como a razão para seu pedido, endereçado a Putin. Mais tarde, o líder da região de Kherson, Vladimir Saldo, fez o mesmo.

As outras duas regiões ocupadas pela Rússia na Ucrânia devem fazer o mesmo. As solicitações são o prelúdio para Putin declarar a anexação, nos próximos dias.

A Rússia organizou votação nas quatro regiões que controla sobre se a população gostaria de se separar da Ucrânia e se unir ao território russo.

O Ocidente e a própria Ucrânia denunciaram a votação como uma fraude, mas autoridades pró-Moscou nas quatro regiões têm dito que a população local apoiou enormemente a separação da Ucrânia.

LEIA TAMBÉM: