Mundo

América Latina tem maior taxa de aborto, apesar de proibição

Taxa de aborto nos países latino-americanos é de 32 para cada mil mulheres ao ano – a mais alta entre os continentes – e 95% dos abortos são considerados inseguros

Gravidez (Getty Images)

Gravidez (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 17h32.

São Paulo – O número de abortos realizados no mundo diminuiu entre os anos de 2003 e 2008, mas, em contrapartida, fazer um aborto se tornou menos seguro.

De acordo com um estudo do Instituto Guttmacher e da World Health Organization, a taxa de abortos induzidos realizados no mundo caiu de, em média, 29 abortos para cada mil mulheres (com idade entre 15 e 44 anos), em 2003, para 28, em 2008.

Entretanto, a porcentagem de abortos inseguros – aqueles que colocam a vida da mulher em risco ao serem realizados – subiu para 49% contra 44% em 1995, ano em que começa a série de dados analisados na pesquisa.

A pesquisa mostra ainda que algumas regiões do globo são consideravelmente mais perigosas para as mulheres que fazem abortos. Enquanto na Europa Ocidental e na América do Norte, a maior parte dos abortos é feita de maneira segura, na África quase todos (97%) os abortos representam riscos para as mulheres.

Outra conclusão do estudo é que as leis que proíbem o aborto não necessariamente reduzem o número de procedimentos – pelo contrário, as regiões com leis mais restritivas, como a América Latina, possuem taxas de abortos mais altas que as que possuem leis mais liberais.

A taxa de aborto nos países latino-americanos é de 32 para cada mil mulheres – a mais alta entre os continentes – e 95% dos abortos feitos na região são considerados inseguros. Já na América do Norte, onde o aborto é legalizado, a taxa de abortos que representam risco para a mulher é inferior a 0,5%.

Taxa de abortos no mundo

 


 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica LatinaEuropa

Mais de Mundo

Israel captura mais três combatentes do Hezbollah no sul do Líbano

Trump diz que México 'não vai vender um único carro' nos EUA caso ele seja eleito

China publica plano para desenvolvimento da ciência espacial

Muralha da China é ícone da engenharia militar que resiste ao tempo