Mundo

Aliado de Putin assume cargo na maior empresa de tecnologia da Rússia

Alexei Kudrin foi ministro das Finanças por 11 anos, e até a semana passada estava à frente do Tribunal de Contas

A

AFP

Publicado em 5 de dezembro de 2022, 07h22.

Última atualização em 5 de dezembro de 2022, 17h50.

Um aliado de Vladimir Putin , Alexei Kudrin, anunciou nesta segunda-feira, 5, que vai assumir um cargo importante na Yandex, a principal empresa de tecnologia da Rússia, no momento em que o Kremlin reforça o controle sobre o setor digital em pleno conflito na Ucrânia.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Com uma conta gratuita.

Faça parte

"Eu aceitei uma proposta da Yandex para assumir o cargo de consultor de desenvolvimento corporativo", afirmou o ex-ministro das Finanças no Telegram.

Continua após a publicidade

Ele acrescentou que trabalhará para "garantir o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da empresa em todos os mercados, incluindo os internacionais".

Veja também

O setor russo de novas tecnologias foi muito afetado pelas sanções ocidentais contra o país desde o início da ofensiva na Ucrânia. O Kremlin tenta desenvolver uma estratégia para substituir os gigantes ocidentais e seus produtos.

 

Kudrin, 62 anos, anunciou na semana passada que deixaria o Tribunal de Contas. Ele foi ministro das Finanças de 2000 a 2011. Ele permaneceu muito próximo de Putin depois de deixar o governo.

Sua nomeação na Yandex ilustra a importância que o Kremlin atribui à empresa, um símbolo das novas tecnologias na Rússia, e seu desejo de reforçar o controle do grupo.

Consciente das questões provocadas por sua chegada à empresa, Kudrin declarou nesta segunda-feira que se esforçará para "ajudar a Yandex a preservar sua cultura única de gestão e tecnologia", para que continue "independente" e "a melhor da alta tecnologia na Rússia".

A Yandex está registrada na Holanda e tem subsidiárias na Europa, Reino Unido e Estados Unidos, mas a maior parte de seus negócios está na Rússia e em países de língua russa.

A empresa criou o principal mecanismo de buscas da Rússia e é uma presença dominante nos serviços de táxi e entregas em grande parte do mundo que utiliza o idioma russo.

LEIA TAMBÉM:

Entra em vigor acordo global para impor preço máximo ao barril de petróleo vendido pela Rússia

Continua após a publicidade

Últimas notícias

ver mais

Continua após a publicidade

Brands

ver mais

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais