Al Qaeda toma duas cidades no sul do Iêmen, dizem moradores

Segundo moradores, os militantes iniciaram um ataque surpresa em Zinjibar e Jaar e superaram forças locais

Áden – Militantes da Al Qaeda retomaram nesta quarta-feira o controle de duas cidades no sul do Iêmen que ocuparam brevemente há quatro anos, disseram militantes locais e moradores.

Segundo moradores, os militantes iniciaram um ataque surpresa em Zinjibar e Jaar e superaram forças locais, então organizaram postos de controle nas entradas das cidades e anunciaram a retomada em alto-falantes após as orações matinais.

A captura das cidades mostra como a Al Qaeda tirou vantagem do colapso da autoridade central no Iêmen, onde uma aliança liderada pela Arábia Saudita está envolvida em uma guerra contra os houthis xiitas que já dura oito meses. Os houthis capturaram a capital, Sanaa, e grandes partes do país ao longo do último ano.

Jaar e Zinjibar, capital da província de Abyan, ficam a cerca de 50 quilômetros da principal cidade portuária do Iêmen, Áden. As cidades já tinham sido tomadas por militantes da Al Qaeda na Península Arábica em 2011, que as declararam emirados islâmicos.

A aliança liderada pela Arábia Saudita retomou a cidade portuária de Áden em julho, mas moradores reclamaram que a cidade estava entrando em caos, à medida que atiradores islâmicos mascarados apareceram nas ruas.