Mundo

10 fotos marcantes de Obama como presidente -- democrata lança livro hoje

O ex-presidente americano lança hoje no Brasil seu livro de memórias, Uma Terra Prometida, que fala sobre sua infância e dois mandatos na presidência

Obama na posse em 2009, ao lado de Biden e de George W. Bush: ex-presidente lança livro de memórias (Charles Ommanney/Getty Images)

Obama na posse em 2009, ao lado de Biden e de George W. Bush: ex-presidente lança livro de memórias (Charles Ommanney/Getty Images)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 11h35.

Última atualização em 29 de julho de 2021 às 15h49.

Os oito anos de Barack Obama à frente da presidência americana voltam ao debate de forma mais intensa nesta terça-feira, 17, quando a Companhia das Letras lança no Brasil o novo livro do ex-presidente. O livro Uma Terra Prometida é o primeiro volume de memórias de Obama, incluindo períodos de sua infância, começo da carreira política e chegada à presidência americana.

Nascido no Havaí, Obama foi o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Então uma jovem estrela ascendente no Partido Democrata, tendo sido somente senador pelo estado de Illinois, Obama chegou ao poder após vencer a eleição de 2008 com o hoje famoso slogan “Yes, we can” (sim, nós podemos). Depois, seria reeleito em 2012, até dar lugar a Donald Trump em 2016.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Em sua primeira campanha em 2008, Obama bateu primeiro Hillary Clinton nas primárias democratas e depois o republicano John McCain na eleição nacional. Aquela também foi uma das primeiras campanhas a usar redes sociais em massa, sobretudo o Twitter, na época começando a se popularizar. Joe Biden, hoje presidente eleito dos EUA, foi seu vice nos dois mandatos.

Embora a crise de 2008 tenha começado no fim do governo Bush, Obama foi o presidente responsável pelas medidas que viriam. No geral, o presidente é lido como bem-sucedido no combate àquela crise — no fim de seu mandato, o desemprego americano já estava em baixas históricas, abaixo de 5%.

Na política externa, os EUA interviram na Líbia — em meio à Primavera Árabe iniciada em 2011 –, e foi morto o terrorista Osama bin Laden, que era procurado pelos atentados de 11 de setembro. Nas frentes mais pacifistas, Obama liderou a assinatura de um acordo nuclear com o Irã (hoje terminado na gestão Trump) e retomou conversas americanas com Cuba, o que não acontecia desde a Guerra Fria.

Abaixo, dez imagens do mandato de Obama — de sua clássica imagem abaixado para conversar com um príncipe George de roupão à posse em 2008.

 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Michelle Obama

Mais de Mundo

Flórida inicia investigação sobre possível tentativa de assassinato contra Trump

Trump retoma campanha após suposta segunda tentativa de assassinato

Cidades chinesas são incentivadas para desenvolvimento de espaços subterrâneos

Entenda o que são pagers, aparelhos que explodiram no Líbano, atingindo redutos do Hezbollah