Mercados europeus sobem por esperanças sobre acordo na Grécia

A valorização também pegava carona em otimismo sobre as expectativas para companhias com exposição global

Londres – As bolsas de valores europeias operavam em alta nesta quinta-feira, com investidores apostando que a Grécia será capaz de realizar uma importante troca de bônus e evitar um caótico calote de sua dívida. A valorização também pegava carona em otimismo sobre as expectativas para companhias com exposição global.

Os mercados, contudo, devem permanecer voláteis antes do prazo estipulado para mais tarde nesta quinta-feira para a troca de títulos gregos oferecida a credores privados, e também antes de um importante relatório sobre emprego nos Estados Unidos que será divulgado na sexta-feira. “Este tem sido um jogo de antecipação.

Acredito que deve permanecer volátil, mas, no geral… esperamos mais potencial de alta na próxima semana”, disse Luca Solca, chefe global de pesquisa europeia na CA Cheuvreux. O índice que reúne as principais ações da Europa FTSE Eurofirst 300 subia 1,36 por cento às 8h42 (horário de Brasília).

O setor bancário, cuja exposição a títulos soberanos o tornam altamente sensível às reviravoltas da saga da crise de dívida da Grécia, subia 2,04 por cento. Enquanto isso, as ações da cervejaria global AB InBev subiam 3 por cento depois que a companhia citou um cenário mais favorável neste ano em seus principais mercados, Estados Unidos e Brasil.

Já a EADS, controladora da Airbus, disparava 9 por cento, liderando os ganhos do FTSE Eurofirst depois de prever uma “significativa” melhora no lucro operacional de 2012 e divulgar resultado acima do esperado para 2011.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.