Índice Bovespa opera volátil, seguindo mercados externos

São Paulo – A bolsa brasileira operava com volatilidade nesta terça-feira seguindo o comportamento dos mercados externos, que também oscilam entre alta e baixa.

Às 12h57, o Ibovespa tinha leve queda de 0,28 por cento, a 56.128 pontos. O giro financeiro era de 1,4 bilhão de reais.

Na Europa, o índice Eurofirst ganhava 0,19 por cento, enquanto, em Wall Street, o Dow Jones caía 0,14 por cento, e o Standard & Poor’s operava quase estável.

O estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, lembrou que as bolsas abriram em alta com a notícia de que as agências de classificação de risco não cortaram os ratings dos EUA devido ao fracasso de um “supercomitê” do Congresso para chegar a um acordo sobre a redução da dívida. “Na segunda houve o medo de que, se não aprovassem o acordo, as agências rebaixariam os ratings, mas elas já falaram que não vão fazer isso, o que fez as bolsas subirem pela manhã”, afirmou.

“Mas o PIB dos EUA foi revisado para baixo (pela manhã), então os futuros norte-americanos começaram a cair mais forte, e o Ibovespa acompanhou”, disse Galdi.

O PIB norte-americano no terceiro trimestre cresceu 2,0 por cento, ante 2,5 por cento registrados na leitura anterior.

[ID:nE5E7L401B] No mercado interno, o papel do PDG registrava uma das maiores quedas do índice, de 3,5 por cento, a 6,32 reais. No mesmo setor, MRV caía 2,5 por cento, a 10,12 reais.

Outro destaque de queda era a Light , com recuo de 1,07 por cento, a 26,87 reais, após o Citi rebaixar sua recomendação para “venda”. [ID:nN1E7AL08P] Na outra ponta, Marfrig registrava a maior alta, de 4,66 por cento, a 8,08 reais. No mesmo setor, JBS tinha ganhos de 3,02 por cento, a 5,79 reais.

Entre as blue chips, a preferencial da Vale operava em baixa, de 0,19 por cento, a 41,07 reais.

Na noite de segunda-feira, a empresa informou que seu presidente, Murilo Ferreira, vai submeter ao Conselho de Administração uma proposta de nova estrutura da diretoria executiva, com Tito Martins passando ao comando da área financeira. [ID:nN1E7AK29P] Já a preferencial da Petrobras operava em alta, de 0,32 por cento, a 21,87 reais.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.