Brookfield compra ações do Abertis para liquidar ativos

Brookfield pretende empregar as ações do Abertis como parte do pagamento requerido para liquidar as transações previstas na aquisição dos ativos da OHL no Brasil

Barcelona – O fundo canadense Brookfield decidiu adquirir do banco BBVA sete milhões de ações do grupo espanhol Abertis no valor de 73,78 milhões de euros, no marco da operação de compra dos ativos de estradas da construtora OHL no Brasil.

Em um comunicado ao regulador da Bolsa de Valores da Espanha, o Brookfield esclarece que pretende empregar as ações do Abertis como parte do pagamento requerido para liquidar as transações previstas na aquisição dos ativos de estradas da OHL no Brasil.

Fontes do mercado informaram à Agência Efe que o Brookfield comprou do BBVA uma percentagem equivalente a 0,9% do conjunto de acionistas do Abertis, uma participação no capital do grupo de infraestruturas que o BBVA possui como fruto da aquisição da Unnim.

Para completar seus compromissos financeiros, o Brookfield ainda tem pendente a compra de outros 4% do capital do Abertis, ações que pode adquirir no mercado ou recorrendo aos títulos em tesouraria do grupo.

Quando o Abertis finalizar a compra das estradas controladas pela OHL no Brasil, o grupo espanhol de infraestruturas se transformará no líder mundial deste negócio, enquanto a construtora se posicionará como o terceiro acionista do Abertis, com 15% do capital.

A compra das estradas controladas pela OHL no Brasil é uma das operações corporativas mais complexas deste ano na Espanha.

Em virtude dos acordos alcançados entre Abertis e Brookfield, o grupo de infraestruturas e o fundo canadense adquirirão, respectivamente, 51% e 49% das ações da Partícipes en Brasil, que é a sociedade que controla 60% da OHL Brasil.

Para isso, entregarão a OHL 10% das ações do Abertis, assumirão passivos de 504 milhões de euros e o pagamento de outros 10,7 milhões.

A compra e venda permitirá ao Abertis tramitar sete mil quilômetros de estradas, com a integração de nove concessões no Brasil que somam 3.226 quilômetros.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.