Acompanhe:

Bolsas europeias fecham sem direção única

Depois de abrirem sessão em queda, índices de ações se recuperaram com ajuda de um avanço nos papéis do setor bancário e de indicadores econômicos bons nos EUA

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Bolsa de Lisboa: a Bolsa de Lisboa teve a maior alta do pregão, de 1,58%, para 6.707,53 pontos
 (Mario Proenca/Bloomberg)

Bolsa de Lisboa: a Bolsa de Lisboa teve a maior alta do pregão, de 1,58%, para 6.707,53 pontos (Mario Proenca/Bloomberg)

D
Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às, 15h32.

São Paulo - As bolsas europeias fecharam em direções divergentes nesta terça-feira, ainda afetadas pelas preocupações com o crescimento da economia global.

Depois de abrirem a sessão em queda, os índices de ações se recuperaram com ajuda de um avanço nos papéis do setor bancário e de indicadores econômicos bons nos EUA. O índice Stoxx Europe 600 fechou em queda de 0,20%, a 317,58 pontos.

Os últimos números de inflação da zona do euro divulgados hoje trouxeram algum alívio e reduziram os temores de que a região esteja caminhando para uma deflação. Dados publicados no começo da manhã mostraram que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) do bloco teve queda anual de 0,8% em dezembro, menor que o recuo de 0,9% previsto por analistas. Frente a novembro, o PPI avançou 0,2%, em linha com o esperado.

A Espanha também emitiu novos números positivos sobre o mercado de trabalho. O número de pedidos de auxílio-desemprego subiu em janeiro no ritmo mais lento para o mês desde 2007. Ao todo, o número de solicitações cresceu 113 mil no mês passado. Com ajuste sazonal, o volume recuou em 3,9 mil.

Desde o início da manhã, os futuros de Nova York já indicavam uma alta das bolsas e influenciavam a Europa. Após a abertura, dados econômicos positivos nos EUA colaboraram para a ampliação dos ganhos dos índices europeus. O índice de condições empresariais da região de Nova York subiu para 64,4 em janeiro, enquanto as encomendas à indústria norte-americana diminuíram 1,5% em dezembro, menos do que a queda de 1,8% prevista.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 teve alta de 0,24%, fechando a 4.117,45 pontos, impulsionado pelos papéis do setor bancário, após o balanço do banco suíço UBS apresentar um lucro acima do esperado pelo mercado. Entre os ganhos, Société Générale subiu 3,04% e Crédit Agricole avançou 2,63%.

O índice DAX de Frankfurt caiu 0,64%, a 9.127,91 pontos. Segundo operadores, a queda foi influenciada pela desconfiança dos investidores com a economia global. Destaque para as perdas da resseguradora Munich Re (-1,14%), apesar de um aumento no lucro do quarto trimestre.

Em Londres, o índice FTSE-100, encerrou com queda de 0,25%, a 6.449,27 pontos, pressionado pela baixa de 1,60% nos papéis do Vodafone Group.

A Bolsa de Lisboa teve a maior alta do pregão, de 1,58%, para 6.707,53 pontos, influenciada pelo ganho de 11,81% dos papéis do Banco Comercial Português (BCP), após o anúncio ontem de que houve redução no prejuízo do banco no quarto trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período de 2012.

O índice FTSE-Mib, da Bolsa de Milão, encerrou com alta de 0,60%, a 19.019,71 pontos. A Bolsa de Madri fechou com ganho de 0,30%, a 9.754,30 pontos. (Mateus Fagundes, com informações da Dow Jones Newswires - mateus.fagundes@estadao.com)

Últimas Notícias

Ver mais
Senado vai cobrar explicações sobre falhas na concessão de registros armas para CACs
Brasil

Senado vai cobrar explicações sobre falhas na concessão de registros armas para CACs

Há 5 dias

As melhores ações para investir em março; CYRE3 e EMBR3 estão na lista
seloOnde Investir

As melhores ações para investir em março; CYRE3 e EMBR3 estão na lista

Há 2 semanas

Queda no lucro da Vale, US$ 1 bi do Nubank e IPO da Reddit: os assuntos que movem o mercado
seloMercados

Queda no lucro da Vale, US$ 1 bi do Nubank e IPO da Reddit: os assuntos que movem o mercado

Há 3 semanas

Lucro da Nvidia, Vale no projeto Minas-Rio e resultado do Assaí: os assuntos que movem o mercado
seloMercados

Lucro da Nvidia, Vale no projeto Minas-Rio e resultado do Assaí: os assuntos que movem o mercado

Há 3 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais