Bolsa de Tóquio fecha em alta com recuperação do dólar

A recuperação incentivou um movimento de recompra das ações após a queda superior a 1%

Tóquio – A Bolsa de Tóquio terminou a terça-feira em alta impulsionada pela recuperação do dólar ante o iene, o que incentivou um movimento de recompra das ações após a queda superior a 1% na sessão de ontem.

Em geral, a margem de negociação de hoje foi suave, já que os investidores estão à espera da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em Inglês) do Federal Reserve, que começa hoje nos Estados Unidos.

O índice Nikkei teve alta de 0,3%, aos 14.975,97 pontos. O dólar mais flutuante e a alta de ontem em Wall Street ajudaram a recuperar o mercado japonês.

Às 04h15 (de Brasília), a moeda norte-americana estava cotada a 101,93 ienes, ante 101,86 ienes do pregão anterior. Segundo analistas, entretanto, a barreira de 102 ienes não deve ser superada.

“Não há uma pressão significativa de compra de dólares. Ou seja, não podemos esperar muito do movimento de compra de ações no mercado japonês, a menos que as mudanças dinâmicas e os investidores encontrem outro catalisador, como os fundos de pensões ou qualquer indicativo de estratégia econômica do primeiro-ministro Abe”, avaliou Tatsunori Kawai, estrategista-chefe da kabu.com Securities.

No mercado corporativo, a recuperação do dólar ajudou as companhias exportadoras, como a Fanuc, que subiu 1,2%, e a Kyocera, que teve alta de 1,3%.

A liquidação das ações do Softbank, entretanto, prejudicaram uma recuperação mais sólida do índice Nikkei. Os papéis caíram 2,5% sobre a preocupação com a taxa de crescimento do grupo chinês de comércio eletrônico, Alibaba, no qual o banco detém uma participação de 34%.

A Alibaba, que fará um IPO nos Estados Unidos neste segundo semestre, informou que a margem operacional do trimestre caiu para 45,3%, ante 41,3% dos três meses anteriores.

As ações relacionadas com jogos tiveram ganhos em compras especulativas depois que o governo do Japão anunciou que vai iniciar os procedimentos legislativos para legalizar os cassinos.

A Konami subiu 2,1%, enquanto a Sega Sammy Holdings avançou 2,6% e a Japan Cash Machine, 8,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.