Ações recuam e BNP Paribas despenca por possível multa

Ações europeias caíam nesta sexta-feira, com o BNP Paribas pesando sobre o mercado

Londres – As ações europeias caíam nesta sexta-feira, com o BNP Paribas pesando sobre o mercado após notícia de que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está pressionando o banco francês a pagar mais de 10 bilhões de dólares para resolver uma investigação criminal.

Às 8h10 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuava 0,07 por cento, a 1.378 pontos, com analistas dizendo que investidores também estão negociando cautelosamente antes da crucial reunião de política do Banco Central Europeu na semana que vem.

O BNP recuava 4,79 por cento depois que o Wall Street Journal publicou o valor ao final da quinta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto. A investigação está relacionada a alegações de que o banco infringiu sanções dos EUA contra o Irã e outros países por anos.

O BNP e o Departamento de Justiça não quiseram comentar. “Já havíamos reduzidos um pouco nossa posição no começo do ano … Agora que com estas notícias o papel caiu muito, não o tocamos. Não ousamos acumular mais nesta etapa”, disse Yohan Salleron, administrador de fundo da Mandarine Gestion em Paris.

“Na minha opinião, a pior coisa é a incerteza sobre o tamanho da multa … Há um risco bastante real para a reputação aqui. Isso pode espantar certas contrapartes para longe do BNP”.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.