Ação da Eletropaulo só vale 5 reais, afirma Safra Corretora

Novo preço-alvo está 64% abaixo do valor negociado hoje na bolsa

São Paulo – As ações da Eletropaulo (ELPL4) deveriam valer apenas 5 reais na bolsa, mostra uma análise da Safra Corretora. Segundo um relatório enviado para clientes, o preço-alvo foi reduzido de 18 reais para 5 reais, uma queda de 72,2%. A recomendação é de desempenho abaixo da média do mercado.

“Tal recomendação leva em conta nossa visão de que as estimativas sobre o potencial de valorização da ELPL4 e geração de caixa não são atraentes e os investidores têm outras alternativas no setor de energia elétrica”, ressaltam os analistas Sérgio Tamashiro e Thiago Auzier, que assinam a análise.

O Safra considerou nos cálculos as últimas projeções macroeconômicas do banco J.Safra, a dívida não contabilizada relativa ao fundo de pensão de 1,47 bilhão de reais, o reembolso da chamada “bolha tarifária” de 930 milhões de reais e as novas premissas para investimentos e taxa de desconto.

Dívida e dividendos

Segundo a análise, a soma de todos passivos ainda não contabilizados pode elevar a relação da dívida líquida sobre o Ebitda de 3,3 vezes para 7,9 vezes. As ações da distribuidora têm queda de 20% no ano.

“Apesar do fraco desempenho no ano até o momento, continuamos acreditando que o fluxo de notícias não deve ser positivo no médio prazo. Passivos adicionais devem levar a Eletropaulo a adotar uma política de gestão de caixa mais prudente, deixando, dessa forma, pouco espaço para dividendos semestrais atraentes, especialmente assumindo um payout de 25% de 2013 em diante”, concluem Tamashiro e Auzier.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.